História, perguntado por haizen33lol, 10 meses atrás

Em 1711, Antonil em sua obra Cultura e opulência do Brasil, afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no Brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente.Sobre o trabalho e a resistência do negro à escravidão, assinale a alternativa correta. *

a)O negro só foi utilizado como mão-de-obra para a economia açucareira, não participando da mineração ou da criação de gado que usaram, prioritariamente, trabalhadores livres

b)A escravidão no Brasil se revestiu de grande tole¬rância, mestiçagem e grandes oportunidades de ascensão social para o negro após a abolição.

c)Os escravos negros constituíam uma minoria nos canaviais, já que índios e trabalhadores livres eram responsáveis pelas plantations açucareiras.

d)O negro era submisso, resignado, não reagia à escravidão, ao contrário dos indígenas; o tráfico negreiro não tinha importância para a economia da metrópole.

e)O engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente. As fugas, os quilombos e a prática de suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão.

Soluções para a tarefa

Respondido por rayzasalles133
37

Resposta: b) O engenho tinha no escravo negro a base de toda a produção; qualquer reação era punida violentamente. As fugas, os quilombos e a prática do suicídio eram evidências da resistência dos negros à escravidão.

Explicação: De fato, havia forte reação por parte do escravo negro, resultando em fugas (muitas para os quilombos), práticas de aborto, suicídio e a presença do banzo — a doença da melancolia.

Perguntas interessantes