História, perguntado por joao19225419, 6 meses atrás

“Em 1711, Antonil afirmava que os escravos eram as mãos e os pés dos senhores de engenho, porque, sem eles no brasil, não é possível conservar, aumentar fazenda nem ter engenho corrente.”

(Antonil – “Cultura e Opulência do Brasil”)



Apesar da presença de mão de obra indígena, logo no início do período colonial Portugal optou pela mão de obra escrava africana. Essa opção é justificada pois:



A) A escravidão do africano foi vista pelos portugueses como uma forma de salvar os escravos da situação miserável que viviam em seu continente.
B )A proibição da escravidão indígena fez com que o escravo africano fosse a única alternativa possível, já que não teria como ter lucro com uma mão de obra remunerada. C)Apesar da existência de uma população indígena significativa, os índios eram preguiçosos e tinham dificuldades para entender o português. D) O escravo negro africano era mais forte e resistente que o índio. A escolha pelo africano não se justificava por razoes econômicas. E)O tráfico negreiro era altamente lucrativo, representando uma das maiores fontes de lucro no contexto mercantilista.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabricioadvogato
2

Resposta:

E) O tráfico negreiro era altamente lucrativo, representando uma das maiores fontes de lucro no contexto mercantilista.

Explicação:


joao19225419: estava certo obrigado
Perguntas interessantes