História, perguntado por janainolopez, 1 ano atrás

Em 1694, tropas comandadas pelo paulista Domingos Jorge Velho destruíram o quilombo de Palmares, que havia se formado desde o início do século
XVII. Poucos sobreviveram ao ataque final, refugiando-se nas matas da Serra da Barriga sob a liderança de Zumbi, morto em 20 de novembro de 1695, depois de resistir por quase dois anos.
a) O que foi o quilombo de Palmares?
b) Além de realizar ataques a quilombos, que outros interesses tinham os paulistas em suas expedições pelos sertões?
c) Explique por que o dia da morte de Zumbi é considerado
o "dia nacional da consciência negra".

Soluções para a tarefa

Respondido por Vitór1aa
103
a)Foi o maior e mais importante quilombo (reduto de resistência à escravidão, formado fundamentalmente por negros que fugiam dos latifúndios escravistas).
b)Dentro do chamado “bandeirismo de contrato”, os bandeirantes também se dedicaram a destruir tribos indígenas que se opunham, no sertão nordestino, ao avanço da pecuária. Em outros ciclos bandeirísticos, havia o apresamento de índios e a busca de minerais preciosos.
c)Porque a luta de Zumbi representa o episódio maior da resistência negra contra a escravidão. Por essa razão, a data de sua morte em combate é resgatada, hoje, pela consciência dos afro-descendentes brasileiros, como forma de defender a plena igualdade racial.
Boa sorte ★
Respondido por nataliafransantos
5

a) O Quilombo dos Palmares foi o maior território de resistência de negros escravizados da América portuguesa que fugiam de suas fazendas e iam habitar a região. Este território reunia várias aldeias quilombolas e tinha cerca de 20 mil moradores.

b) Os paulistas em suas expedições para os sertões tinham como objetivo aprisionar os indígenas para a venda como escravizados e a busca por metais preciosos.

c) O dia da morte de Zumbi é considerado o “Dia da Consciência Negra” porque sua luta e resistência é um símbolo da luta dos negros por maior igualdade na sociedade brasileira.

A destruição do Quilombo dos Palmares

Embora houvesse uma quantidade significativa de pessoas que viviam na região, o exército colonial possuía armamento superior, possuindo canhões e granadas, o que levou a sua destruição no ano de 1695, após cerca de 100 anos de resistência.

A população que restou foi escravizada e vendida. Zumbi, foi último líder de Palmares, sendo o comandante da última luta de resistência do quilombo.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre o quilombo dos Palmares em: https://brainly.com.br/tarefa/39474666

Anexos:
Perguntas interessantes