História, perguntado por hernandeskiara712, 6 meses atrás

“Em 1627, [o padre Antonio Ruiz de] Montoya funda mais uma redução, a de San Pablo. [...] Apesar das perspectivas missionárias imaginadas por Montoya para essa redução, ela apresentava sérias dificuldades para o experiente Pe Simon Mascetta, que dela ficou responsável. As constantes investidas dos encomenderos espanhóis e dos bandeirantes portugueses, já em 1627, aos indígenas próximos da redução obrigam os jesuítas a adotarem medidas defensivas.”

OLIVEIRA, Oséias de. Índios e jesuítas no Guairá: a redução como espaço de reinterpretação cultural (século XVII). Tese de doutorado em
História da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Assis, 2003, p. 96 – 97. Adaptado.

Na história do Brasil Colonial, a relação entre os bandeirantes e os jesuítas foi de

A
cooperação, pois ambos os grupos atuavam como pacificadores nos conflitos entre diferentes tribos indígenas.

B
conflito, pois os bandeirantes atacavam as reduções jesuíticas para escravizar os indígenas que lá trabalhavam.

C
conflito, pois os bandeirantes não permitiam que os jesuítas escravizassem os indígenas, levando-os até quilombos.​

D
cooperação, pois ambos os grupos construíam as reduções religiosas para proteger os indígenas de serem escravizados.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

É correta a alternativa B, de modo que bandeirantes e jesuítas tinham diferentes objetivos em relação aos povos nativos e entravam em conflito por conta disto.

Do ponto de vista dos jesuítas, os bandeirantes eram "selvagens" e gananciosos que não sabiam respeitar os povos nativos, sendo muitos bandeirantes denunciados e até mesmo excomungados pela Igreja por suas ações contra os povos nativos. Para os bandeirantes, os jesuítas eram obstáculos ao desenvolvimento econômico brasileiro, já que a escravidão indígena tornaria a colonização mais fácil e os bandeirantes lucravam bastante com esta prática.

Respondido por vitorialuara780
0

Resposta:

Letra B

Explicação:

As reduções religiosas eram organizadas pelos jesuítas para, além de os catequizarem, usarem sua mão de obra em atividades econômicas. Já os bandeirantes realizavam incursões pelo interior do Brasil na busca de indígenas para vendê-los como escravos para os colonos. Com isso, foi muito comum a ocorrência de ataques de bandeirantes às reduções jesuítas, que continham muitos indígenas. Desse modo, a relação entre bandeirantes e jesuítas foi, de modo geral, marcada pelo conflito, pois ambos queriam usufruir, cada um a seu modo, da mão de obra dos indígenas.

Perguntas interessantes