Em 1609, Galileu Galileia, pela primeira vez na história, apontou um telescópio para o céu, em cominação aos quatrocentos anos desse feito, o ano de 2019 foi considerado pela ONU o ano Internacional da astronomia. Entre suas importâncias observações astronômicas, Galilei descobriu que o planeta Júpiter tem satélites. QuAl a importância histórica dessa descoberta.
A) Existem corpos celeste que não orbitam terra, o que implica que a terra poderia não ser o centro do universo.
B) Comprovou a velocidade da lei da gravitação universal de Isaac Newton.
C) Permitiu a Johannis Kipler fórmulas usas leias de mecânica celeste.
D) Existem corpos estéticos maiores que o planeta terra, o que implica que a terra não é o único corpos sólido do universo.
E) Mostrou que as luas de Newton são válidas também para a interação gravitacional.
Soluções para a tarefa
Galileu foi um excelente físico e matemático. Na época em que lecionava, a Igreja Católica predominava com seus ensinamentos baseados no Geocentrismo - a Terra era o centro estático do universo.
Em 1609, ele observou com um telescópio as Luas de Júpiter e viu que nem tudo precisava estar orbitando a Terra. A partir disso ela recordou dos ensinamentos de Nicoplau Copérnico, o mesmo afirmava que o Sol era centro do SS (Sistema Solar) ao qual os planetas - e inclusive a Terra - orbitavam entorno.
A resposta é a letra (A).
Abaixo está o modelo Geocêntrico:
Quando Galileu Galileu traz a tona a descoberta de que Júpiter teria satélites ao seu redor, ele refuta o ideia de que a Terra seria o centro do universo e que tudo girava ao seu redor, foi Galileu o precursor dessa teoria, o que depois possibilitou que outros astrônomos fizessem novas descobertas. Alternativa A.
A busca pela origem do universo e estudo da astronomia permearam toda a história da humanidade.
Aristóteles foi um dos primeiros filósofos a defender como era formado o universo em que vivemos, ele defendia que a Terra era o centro do Universo e que tudo girava ao seu redor, uma vez que observada o movimento do Sol e da Lua. Chamamos esse pensamento de Geocêntrico, após Aristóteles o Astrônomo Claudio Ptolomeu desenvolveu um esquema mostrando a disposição dos astros ao redor da Terra, reformando a teoria Geocentrista que era aceita no período de Galileu (Idade média).
Aristarco de Samos no séc III a.C. foi o primeiro a pensar numa teoria que o Sol estivesse no centro do universo, mas foi Nicolau Copérnico que traz a teoria do Heliocentrismo. Copérnico é considerado o pai da Astronomia Moderna, pois além de afirmar que o Sol ficava no centro do universo e que a Terra girava ao seu redor, ele também viu que a Terra girava em torno do seu próprio eixo, tendo os movimentos de rotação e translação. Copérnico foi incentivados pelas teorias de Galileu.
Veja também sobre as leis de Kepler em: brainly.com.br/tarefa/25905087