Em 16 de janeiro de 2016 a BBC News publicou em seu site a matéria “Mudança climática provoca ataques de gafanhotos na argentina”, segundo a reportagem foi o pior ataque em mais de 50 anos, isto porque o clima indefinido, ou seja, um período de três anos de seca (2012, 2013 e 2014) e um ano (2015) de chuva intensa com altas temperaturas, anteciparam o ciclos naturais da espécie, contribuindo para que pudessem se reproduzir em quase todas as estações. Já no ano de 2019 foi publicada a matéria “Como o aquecimento global vai espalhar uma praga bíblica”, na qual discutiu sobre os efeitos do aumento de temperatura no metabolismo de gafanhotos tornando-os mais ativos e propensos a se reproduzir. Como podemos perceber 2020 não foi e não será o único ano a contemplar este fenômeno diretamente relacionado as mudanças do clima, neste sentido, cabe a você futuro gestor ambiental, compreender as relações existentes entre as ações desenvolvidas pelo homem e suas consequências para com a diversidade biológica.
Mediante ao exposto na reportagem acima, e sobre os conteúdos que contemplam a disciplina de Biologia e Biodiversidade, sabemos que existem diversos processos que podem afetar as paisagens e suas espécies. Com base neste contexto, explique no mínimo dois processos que afetam a paisagem de modo a interferir na composição de espécies e em seus processos ecológicos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A perda da biodiversidade está diretamente relacionada a fatores como a destruição de habitat, a inserção de espécies novas e exóticas, introdução de invasoras, a própria poluição e é claro, do uso indiscriminado dos recursos naturais.
Tais fatores destrutivos da biodiversidade acabam por afetar a paisagem natural, uma vez que interfere diretamente na composição das espécies e também acabam afetando todos os processos ecológicos envolvidos.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
10 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás