“Em 1578, porém, um acontecimento no distante Marrocos mudou para sempre o desenho territorial da América portuguesa: o rei D. Sebastião morreu na batalha de Alcácer-Quibir aos 24 anos de idade, sem deixar herdeiros. De 1578 a 1580 o reino foi governado por D. Henrique, tio-avô de D. Sebastião, este, porém, morreu em janeiro de 1580 e, a exemplo do sobrinho-neto, também não deixou herdeiros.”Os acontecimentos mencionados no texto:
A
Provocaram o fim do exclusivo colonial com o Brasil.
B
Levaram à união do Reino de Portugal com a Espanha.
Causaram a proclamação de uma república em Portugal
D)Revelaram a intenção de Portugal em dominar a Espanha.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B - Levaram à união do Reino de Portugal com a Espanha.
Explicação:
Espero que ajude! :)
Os eventos citados no texto deixaram Portugal sem um herdeiro legítimo e inconteste ao trono, situação na qual, pela força da lei e de acordos estabelecidos entre os Estados de Portugal e Espanha, era direito legítimo do monarca Espanhol ocupar o trono português. Este período ficou conhecido como União Ibérica.
A União Ibérica durou entre 1580 e 1640 e foi um período no qual Portugal foi aos poucos sendo absorvido pela Espanha e a colonização da América do Sul floresceu. O período chegou ao fim por meio de revoltas de nobres portugueses, que retomaram o governo de seu país temendo tornar-se definitivamente uma porção da Espanha.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/16706613