Em 1548, o rei português D. João III implementou uma modificação na administração colonial do Brasil, com a introdução do Governo Geral. Sobre a substituição do sistema de capitanias hereditárias e a criação do Governo-Geral, leia o texto a seguir:
Ao substituir o sistema de capitanias hereditárias pelo Governo-Geral, a Coroa portuguesa ___________ as capitanias hereditárias. Essa substituição se deveu _____________ dos donatários, o que levou ______________ da economia açucareira. Assim, o Governo-Geral tinha como objetivo a _____________________ político-administrativa da América portuguesa.
A alternativa que apresenta os termos corretos para o preenchimento das lacunas na ordem em que são apresentadas é:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
manteve – à falta de recursos – à decadência – centralização.
Explicação:
O objetivo do Governo-Geral era a centralização político-administrativa da América portuguesa, de forma a possibilitar melhores condições para donatários (as capitanias hereditárias não foram extintas) desenvolverem suas atividades econômicas, evitando o que ocorreu com o primeiro modelo de capitanias — ao depender apenas do capital privado, houve ausência de recursos e queda na produção açucareira.
Perguntas interessantes
Administração,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Filosofia,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás