História, perguntado por loca210784, 8 meses atrás

Em 1521, Martinho Lutero, o monge autor das 95 teses, foi excomungado pela Igreja Católica. Esse fato marcou a criação de uma nova igreja cristã pela Reforma Protestante. Entre aqueles que apoiaram Lutero na formação de um novo ramo do cristianismo estavam grupos sociais que desejavam ver o enfraquecimento da Igreja Católica.

Os principais grupos apoiadores de Lutero, citados no texto, eram compostos por
camponeses e monges.

a) monarcas e artistas.

b)nobres e burgueses.

c) padres e bispos.


URGENTEEE É PRA HJ

Soluções para a tarefa

Respondido por xenofontelara2502
14

Resposta:

Nobres e Burgueses

Explicação:

Pode confiar


axlfanjos: Podem confiar, está certo
iuridavi00758: ta certo! Obrigado
avila10056: ta certo! Confia
Respondido por souzasofiacpa
5

Resposta:

Letra C

Explicação:

A alternativa C está correta porque os nobres e burgueses viam no enfraquecimento político e religioso da Igreja Católica uma oportunidade de consolidar suas riquezas e seu poder político naquela sociedade. Além disso, o enfraquecimento do poder da Igreja, abriria espaço para novos pensamentos humanistas nas instituições de ensino frequentadas por esses grupos.

A alternativa A está incorreta porque os camponeses ainda eram grandes apoiadores da Igreja Católica, visto que tinham acesso, principalmente, aos conhecimentos ensinados por ela. Já em relação aos monges, embora alguns apoiassem Lutero, muitos se mantiveram fiéis às práticas católicas. A alternativa B está incorreta porque muitos monarcas se mantiveram fiéis à Igreja, visto que eram apoiados pelo papa em sua forma de governo. Henrique VIII fugiu a essa regra ao criar um ramo do protestantismo: a Igreja Anglicana. Os artistas foram mais abertos às crenças protestantes, que dariam mais espaço para pensamentos humanistas. A alternativa D está incorreta porque a maioria dos padres, bispos e membros das altas classes do clero se manteve fiel às crenças e práticas católicas do período.

Perguntas interessantes