História, perguntado por gabriellaolivep645yk, 8 meses atrás

Em 14 de dezembro de 1968, o Jornal do Brasil, um dos mais importantes matutinos da época, foi às bancas com uma edição cuidadosamente planejada para provocar estranheza. Entre as bizarrices, o jornal estampou o aviso “Ontem foi o Dia dos Cegos” e a previsão meteorológica na primeira página. Não satisfeito, anunciou: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. O dia era de sol forte e céu escandalosamente azul, mas a edição falava sério [...].
O jornal também avisava que o ruim tinha piorado. [...]

a) Considerando o contexto brasileiro de dezembro de 1968, por que o Jornal do Brasil quis “causar estranheza” nos leitores?
b) Por que as autoras afirmam que “o ruim tinha piorado”?
c) Interprete as previsões meteorológicas do Jornal do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por rabelokauan12
23

Resposta:

a) Para alertá-los de que havia novos acontecimentos em curso: no caso, o AI-5, decretado no dia anterior, aumentava o controle e a censura sobre os meios de comunicação, bem como abria espaço para novas perseguições a opositores políticos.

b) Porque, desde os primeiros tempos do golpe, vinha ocorrendo um processo de controle da sociedade, prisão de opositores, perseguições políticas, etc. O AI-5 suspendeu direitos individuais e aumentou o espaço para abusos de autoridade e arbitrariedades diversas.

c) Tempo negro: normalmente, as nuvens ficam muito escuras antes de fortes chuvas e tempestades – era o que se vislumbrava para o país: uma tempestade de autoritarismo.

Explicação:

Temperatura sufocante, ar irrespirável: referência direta à falta de liberdade, que se agravaria. País varrido por fortes ventos: referência às novas determinações estabelecidas pelo AI-5, que alcançavam todo o país como um “vendaval”.

Respondido por RayanaSE
6

a. Considerando o contexto brasileiro de 1968, período da ditadura militar, o Jornal do Brasil quis “causar estranheza” nos leitores pelo decreto do Ato Institucional número Cinco (AI-5), o mais severo do regime.

b. Os autores afirmam que “o ruim tinha piorado” pois o ato contrariou inclusive a constituição em vigor (1967), trazendo diversas consequências diretas para a população brasileira, como os toques de recolher.

b. Podemos interpretar as previsões meteorológicas como um temor da ação do Estado, pois diversas liberdades individuais foram suspensas, o que poderia institucionalizar a tortura.

AI-5

O Ato Institucional número 5 foi o quinto dos 17 decretos produzidos pelo governo da ditadura militar instaurado após o golpe de 1964 no Brasil.

Eram decretos institucionais, utilizados como a maior forma de legislação durante o regime militar e, em nome da liderança do governo, chegou a suspender garantias constitucionais da Constituição de 1967, sem possibilidade de discutir na justiça.

Para mais informações sobre o AI-5, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/53883242

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes