Em 13 de maio de 1888, foi aprovada a Lei Áurea. Com essa lei, os libertos agora estavam livres para buscarem uma vida melhor. A vida destas pessoas pós-abolição continuou não sendo fácil. Alguns fatores retrata a dificuldade destas pessoas após serem libertas. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas
a) ( ) Não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade.
b) ( ) Começaram a sofrer com a repressão e foram sendo taxados de vadiagem e vagabundagem .
c) ( ) Alguns dos grandes fazendeiros e antigos donos de pessoas escravizadas impediam que os libertos fizessem suas mudanças.
d) ( ) Existiram senhores de escravos que não aceitavam pagar salários para os libertos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A: VERDADEIRA
A vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, principalmente pelo fato de que o preconceito na sociedade era evidente e porque não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade.
B: VERDADEIRA
A migração de ex-escravos gerou uma reação de grandes proprietários e das autoridades daquela época trazendo-lhes muita insatisfação, Assim, os grandes proprietários começaram a pressionar as autoridades para que elas reprimissem essa movimentação.
Com isso, os grupos de ex-escravos que migravam começaram a sofrer com a repressão e foram sendo taxados de vadiagem e vagabundagem.
C: VERDADEIRA
Muitas vezes também, os grandes fazendeiros e antigos donos de escravos impediam que os libertos fizessem suas mudanças. Muitos desses eram ameaçados fisicamente para que não se mudassem, e outra estratégia utilizada era a de tomar a tutoria dos filhos dos ex-escravos.
D: VERDADEIRA
Existiram senhores de escravos que não aceitavam pagar salários para os ex-escravos, mas havia muita resistência por parte dos libertos quanto a isso. Após a Lei Áurea, os libertos passaram a questionar as condições que lhes eram oferecidas e essa atitude passou a ser vista como insolência.