Em 13 de dezembro de 1968, o regime militar, então sob governo do general Costa e Silva, baixou o Ato Institucional nº 5. O AI-5, como ficou conhecido, vigorou por 10 anos, sendo a expressão mais violenta da ditadura militar brasileira. Essa medida resultou no(na)
A
criação de um sistema político único, baseado no bipartidarismo, em que havia apenas o partido do governo, a ARENA, e o MDB, que era a oposição permitida.
B
aumento da popularidade do regime militar e na ampliação das garantias constitucionais e direitos sociais, que não foram alterados com a publicação do AI-5.
C
intervenção no Congresso Federal, eliminação da autonomia dos estados e municípios, fim do direito à livre expressão e manutenção do direito ao habeas corpus.
D
fechamento do Congresso Nacional, na eliminação das eleições para todos os cargos eletivos no país, na privatização de empresas estatais e na ampliação da abertura de mercado.
E
cassação de políticos de oposição ao governo e na decretação de recesso do Congresso Federal, como demonstração de intolerância dos militares em um momento de grande polarização ideológica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
A
criação de um sistema político único, baseado no bipartidarismo, em que havia apenas o partido do governo, a ARENA, e o MDB, que era a oposição permitida.
B ERRADA O GOLPE NÃO TINHA POPULARIDADE E RETIROU MUITOS DIREITOS DO POVO
C ERRADA RETIRARAM O DIREITO AO HABEAS CORPUS
D ERRADA AS ELEIÇÕES BASICAS CONTINUARAM PARA PREFEITO E VEREADORES E DEPUTADOS FEDERAIS
SO NÃO TINHA MAIS PARA PRESIDENTE
E ERRADA NÃO HOUVE RECESSO QUANDO CASSAVAM UM ELEGIAM O SUPLENTE
Perguntas interessantes