Em 09 de novembro de 1989 aconteceu a queda do Muro de Berlim, o principal símbolo da Guerra Fria. O muro foi construído pelos soviéticos como modo de impedir a fuga dos habitantes de Berlim Oriental para a parte ocidental.
Quais motivos contribuíram para a queda do Muro de Berlim? *
A) O muro foi derrubado por ordem do governo da Alemanha Oriental que já não queria mais uma cidade dividida. O prefeito de Berlim foi contra, mas ao final acabou aceitando sua demolição.
B) A queda do muro ocorreu por falhas estruturais na sua fundação. Quando da sua construção em 1961 o projeto foi mal executado por ter sido construído com o uso de mão de obra forçada.
C) O desnível econômico e a ausência de democracia na parte oriental contribuíram para o descontentamento da população nos anos 1980 que se revoltou e pôs abaixo o muro num momento em que o socialismo dava claros sinais de esgotamento.
D) O muro foi derrubado pela população de Berlim com o apoio da União Soviética
que já não tinha mais interesse em manter o socialismo na parte oriental da Alemanha, nem manter a competição com os Estados Unidos na Guerra Fria.
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta correta letra C
Explicação:
O mês de outubro e os primeiros dias de novembro de 1989 ficaram marcados por uma série de acontecimentos que evidenciaram a ruína do governo da Alemanha Oriental. A situação fugia do controle e isso resultava na demissão de milhares de membros do governo. Os protestos também ganhavam uma magnitude que não se via na Alemanha Oriental desde a década de 1950.
No dia 9 de novembro de 1989, o porta-voz da Alemanha Oriental chamado Günter Schabowski realizou o anúncio da nova lei de mobilidade de cidadãos. A lei anunciada pelo porta-voz basicamente acabava com as restrições que existiam na fronteira da Alemanha Oriental. Durante a entrevista, Schabowski afirmou equivocadamente para um jornalista que a lei entraria em vigor em caráter imediato. A lei, na verdade, só seria válida depois de ser aprovada no Parlamento.
O anúncio do porta-voz na imprensa atraiu milhares de pessoas nos postos fronteiriços da Alemanha Oriental. Essas pessoas exigiam o direito de atravessar as fronteiras para entrarem na Alemanha Ocidental e logo cerca de 100 mil pessoas reuniram-se ao redor do Muro de Berlim, forçando as autoridades da Alemanha Oriental a endossar a lei. Na virada da noite de 9 para 10 novembro a multidão, portando pás, picaretas e outras ferramentas, começou a realizar a derrubada do Muro que separava as duas porções de Berlim.