Psicologia, perguntado por alepivis, 11 meses atrás

Eliane é uma psicóloga clínica. Um de seus clientes é Mauricio, 45anos, engenheiro, pai de duas filhas. Maurício realiza psicoterapia semanal há mais de dois anos. Inicialmente, buscou pelo tratamento porque encontrava-se em conflito no casamento, culminando em divórcio. As sessões transcorreram com importante progresso. Hoje, porém, Maurício apresentou-se diferente. Estava estristecido, questionando seus valores morais, dúvidando da satisfação que a carreira profissional lhe proporcionará ao longo dos anos. Chegou a se perguntar se deveria iniciar novos projetos, especialmente que beneficiasse a sociedade, porque sente não fazer nada significativo para as futuras gerações. Afirma estar assim há alguns dias, contudo, segue seus afazeres diários e diverte-se com suas filhas.

Baseando-se nas teorias estudadas nesta seção, podemos afirmar que o momento de Maurício pode estar relacionado a:

a) maioridade jovem descrita por erikson (1998), que envolve a crise generativa versus estagnação no qual adulto busca ampliar seus interesses de forma criativa a fim de zelar pelas futuras gerações procurando deixar sua marca no mundo.

b) metanoia descrita por jung (1895- 1961) que envolve um conjunto de ações a serem desempenhadas na vida adulta para a busca da integralidade do EU, tais como o desenvolvimento de uma vida democrática e aceitação de imperfeições.

c) uma das tarefas propostas por Winnicott (2005) na fase adulta que resulta em Estados depressivos não patológicos, configurando uma tomada de consciência da realidade e a constatação de que a vida não é de como idealizamos.

d) Processo em busca de autenticidade proposto por Sartre (1905-1980), que surge quando o indivíduo não está preparado para o futuro restando a ele sentimentos relacionados a crises existenciais e a constatação do nada diante de si.

e) Liberdade individual proposta por Siknner (1964), que envolve o comportamento de se sentir livre a partir da experiência de três categorias, a saber: ter, fazer e ser, que são fundamentais na construção da realidade humana. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Vanildasalesdd
17

Resposta: LetraA.

Explicação:  

Respondido por sarahrebekamzv
16

Resposta:

LETRA C

Explicação:

POIS é a Terceira Tarefa de Winnicot. Que diz que devemos aceitar nossa impotência e imperfeição. O que pode nos levar a estados depressivos mas não patológicos. Mas à momentos de consciência da realidade e a constatação de que a vida não é como idealizamos.

Perguntas interessantes