Química, perguntado por davilaleti, 5 meses atrás


"Elétrons girando ao redor do núcleo em órbitas
circulares se chocariam contra ele".
Qual modelo atômico
apresentava essa ideia? Como esse problema foi
resolvido?

Soluções para a tarefa

Respondido por isadoracappuccelli
1

O modelo atômico citado é o de Rutherford. O problema dessa ideia foi resolvido com o modelo de Bohr, que quantizava os orbitais atômicos.

Modelo de Rutherford-Bohr

Após uma experiência com partículas alfa e uma folha de ouro, Rutherford percebeu que o átomo deveria ter um núcleo pequeno de carga positiva e que uma esfera muito maior que o núcleo era composta de elétrons uniformemente distribuídos em orbitais similares ao do sistema solar.

Entretanto, sendo uma partícula de carga negativa, sofrer aceleração, essa partícula emitiria energia na forma de ondas eletromagnéticas. Com a emissão, ocorreria gradativa perda de energia, fazendo com que fossem atraídas ao núcleo. Entretanto, isso destruiria o átomo, tornando a teoria inviável.

Devido a isso, Bohr usou a teoria de Planck sobre quantização da energia para propor a quantização dos orbitais atômicos. Dessa forma, os orbitais da eletrosfera apresentariam um nível mínimo de energia, que aumenta conforme a maior a distância desse do núcleo. Além disso, a quantificação dos orbitais, tornou possível a verificação de órbitas proibidas energeticamente.

Os elétrons estariam dispostos nos orbitais permitidos manteriam as energias dos orbitais em que estariam, o chamado estado fundamental. Ao receberem energia de alguma fonte, tal como aceleração, esses elétrons ganhariam energia e "pulariam" para o orbital de maior energia mais próximo, ou seja, mais afastado do núcleo. Porém, por não ser o estado mais confortável energeticamente, os elétrons retornariam ao seu estado fundamental e perderiam a energia ganha em forma de radiação eletromagnética.

Devido ao melhoramento da teoria de Rutherford, esse modelo é chamado de Modelo de Rutherford-Bohr. Esse modelo ainda apresentava falhas e por isso foi melhorado até chegarmos ao mais aceito atualmente que é o de Schrodinger.

Veja mais sobre modelos atômicos em: https://brainly.com.br/tarefa/37511736

#SPJ1

Perguntas interessantes