eletrolise para limpezas de superfícies metalicas, produção de hidrogenio, diferença entre eletrolise e pilha eletroqimica, catodo e anodo
Soluções para a tarefa
Eletroquímica é uma área da química que estuda as reações que envolvem transferência de elétrons e seus fenômenos associados por meio de um dispositivo chamado célula eletroquímica pelo qual ocorrem reações de oxido-redução para produzir interconversão de energia química em elétrica, nas quais ocorre a mudança no número de oxidação de no mínimo 2 reagentes, sendo que um destes deve ter seu número de oxidação aumentado (oxidação) enquanto outro deve ter seu número de oxidação reduzido (redução), constituindo assim par redox. A eletroquímica também vai estudar a formação de energia química por meio da energia elétrica pelo processo chamado de eletrólise. Sendo assim tem-se dois tipos de células:
I ) Células Galvânicas: Quando a reação eletroquímica ocorre de forma espontânea tem-se a conversão da energia química em energia elétrica, tal qual ocorre em dispositivos como pilhas, baterias, células a combustível.
II) Células Eletrolíticas: Quando energia elétrica é consumida sendo convertida em energia química pelo sistema ocorre a dita eletrólise, uma reação não espontânea, que é utilizada para a produção de, por exemplo, alumínio metálico a partir de seu minério (bauxita), cloro, hidrogênio, etc.
A eletroquímica está muito presente no nosso dia-a-dia. Está presente basicamente em pilhas e baterias utilizadas em aparelhos eletrônicos, como celular, controle remoto, lanternas, filmadoras, calculadoras, brinquedos eletrônicos, rádios à pilha, computadores e muitos outros.