Eles surgiram por volta dos século VI a. C. são chamados também de filósofos da natureza por tratarem da Physis, das questões ligadas a natureza. Elaboraram as diversas concepções a respeito da origem das coisas. Para eles, o movimento - caos – confusão inicial deu origem o mundo ordenado. O arkhé (princípio original de todas as coisas) é fundamento do ser, elemento constitutivo. Estão agrupados, em pelo menos 4 “escolas” de acordo com as questões que tratam, são elas: Jônica Tales de Mileto(640-548 a.C) – a água Anaximandro (610-547) – ápeiron/matéria (infinito/finito) Anaxímenes (588-524 a.C) – o ar. Heráclito de Éfeso (544-484a.C) – Tudo flui – “não nos banhamos duas vezes no mesmo rio”. Acreditava nos sentidos. Anaxágoras (499-428 a.C) – nous (inteligência cósmica). “algo de tudo em tudo” Eleata Parmênides de Eléia e Zenão (490 - 430 a.C) – o ser real é imóvel e imutável. Nada surgiu do nada, tudo já existia. Não acreditava nos sentidos Xenófanes (570 -475 a.C) Empédocles (483-430 a.C) – terra, água, ar e fogo. Pitagórica Pitágoras (600... a.C) – “Tudo é numero”. Atribuía a origem, a ordenação da matéria e das almas e organização universal à matemática. Teorema - Triangulo retângulo Atomista Leucipo (500...a.C) e Demócrito (460-370 a.C) – átomo – indivisível e imutável, eles atribuías a origem à junção de partículas invisíveis e indivisíveis. Para saber mais, leia o capitulo 2 do livro Filosofano: introdução à filosofia.6 edição, 2016. (pág 28 a 30) Com base no texto acima responda: Quem são os filósofos pré socráticos e qual o assunto principal de interesse de cada um deles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
*Tales de mileto: acreditava que a agua era a essência de todas as coisas
*Anaximandro: acreditava que o princípio de tudo estava no elemento denominado “ápeiron”, uma espécie de matéria infinita.
*Anaxímenes: acreditava que o principio de todas as coisas era o ar
*Heráclito: acreditava que a essência de todas as coisas era o fogo
*Anaxágoras:
*Parmênides: Focou nos conceitos de “aletheia” e “doxa”, onde o primeiro significa a luz da verdade, e o segundo, é relativo à opinião.
*Zenão: Foi grande defensor das ideias de seu mestre filosofando, sobretudo, acerca dos conceitos de “Dialética” e “Paradoxo”.
*Xenofanes: foi um dos fundadores da Escola Eleática, se opondo contra o misticismo na filosofia e o antropomorfismo.
*Pitágoras: afirma que os números foram seus principais elementos de estudo e reflexão, do qual se destaca o “Teorema de Pitágoras”.
Ele também foi responsável por chamar de "amantes do conhecimento" aqueles que buscavam explicações racionais para a realidade, dando origem ao termo filosofia ("amor ao conhecimento").
*Leucipo e Demócrito: Para eles, o átomo (o indivisível) era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo assim, a “Teoria Atômica”.
Explicação: