Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, texto encenado pela primeira vez em 1958 e posteriormente adaptado para o cinema, trata da luta de classes no cenário urbano do Rio de Janeiro. Sobre essa obra, é correto afirmar que a família segue sempre unida, principalmente porque Tião e Otávio lideram a greve dos operários. Comente.
Soluções para a tarefa
Tião e Otávio representam a oposição de ideias na obra teatral "Eles não usam black-tie", o primeiro é contra a greve dos operários, já o segundo, é o líder dos grevistas.
A obra "Eles não usam black-tie" de Gianfrancesco Guarnieri é considerada uma das mais importantes para o teatro brasileiro, reflete sobre a classe operária no país.
Na peça teatral fica evidente o conflito envolvido entre o pai Otávio e o filho Tião. A figura paterna lidera a greve, acredita que os operários precisam lutar por melhores condições de trabalho na metalúrgica.
Porém, como Tião foi criado pelos tios, apresenta uma visão distinta sobre o mundo do trabalho. Devido ao medo de perder o emprego na metalúrgica, vai contra seus colegas de trabalho e fura a greve.
Abraços!