ELEMENTOS DA NARRATIVA
O NARRADOR
O narrador é o que nos conta os fatos e seu desenvolvimento. Dependendo da posição do narrador em relação ao fato narrado, a narrativa pode ser feita em 1ª ou em 3ª pessoa. Temos assim, o ângulo, o ponto de vista, o foco pelo qual serão narrados os acontecimentos (daí falar-se em foco narrativo).
Na narração em primeira pessoa, o narrador participa dos acontecimentos; é, assim, um personagem com dupla função: o personagem-narrador. Pode ter uma participação secundária nos acontecimentos, destacando-se, desse modo, seu papel de narrador, ou ter importância fundamental, sendo mesmo o personagem principal.
A principal característica desse foco que o narrador narra apenas o que vê, observa e sente.
Já nas narrações em terceira pessoa, o narrador está fora dos acontecimentos; podemos dizer que ele paira acima de tudo e de todos. Essa situação lhe permite saber de tudo, do passado e do futuro, das emoções e dos pensamentos dos personagens.
O ENREDO
O enredo (ou trama, ou intriga) é o desenrolar dos acontecimentos. Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa. O enredo se organiza em torno de um conflito, cria no leitor ou ouvinte expectativa em relação aos fatos. O enredo possui as seguintes partes:
Introdução(apresentação): o narrador costuma apresentar os fatos iniciais, as personagens e, eventualmente, o tempo e o espaço. A introdução de um texto narrativo é muito importante, porque deve despertar a atenção do leitor e situá-lo diante da história que vai ler.
Complicação(desenvolvimento): é a parte do enredo em que é desenvolvido o conflito. Uma narrativa pode ter mais de um conflito. Em um romance ou novela de Tv, por exemplo, muitos são os conflitos desenvolvidos ao longo da história.
Clímax: é o momento de maior tensão, atinge o seu ponto máximo. O clímax na narrativa deve despertar a curiosidade do leitor.
Desfecho(desenlace ou conclusão): é a solução do conflito, a parte final: boa, má, surpreendente, trágica, cômica ou feliz.
OS PERSONAGENS
Os seres que participam do desenrolar dos acontecimentos (em português, a palavra personagem tanto pode ser masculina como feminina).
Protagonistas e Antagonistas
Em linguagem popular, temos caracterizados o “mocinho” e o “bandido”, o herói e o vilão. Esses personagens recebem o nome de protagonista e antagonista.
Protagonista: Pessoa que desempenha ou ocupa o primeiro lugar num acontecimento.
Antagonista: Pessoa que é contra alguém ou algo, adversário, opositor.
O AMBIENTE: Ambiente é o cenário por onde circulam personagens e onde se desenrola o enredo. Em alguns casos, a importância do ambiente é tão fundamental que ele se transforma em personagem. Sempre há relação estreita entre o personagem, seu comportamento e o ambiente que o cerca.
O TEMPO: O narrador pode se posicionar de diferentes maneiras em relação ao tempo dos acontecimentos – pode narrar os fatos no tempo em que eles estão acontecendo; pode narrar um fato perfeitamente concluído; pode entremear presente e passado, utilizando a técnica de flash-back. Há também, o tempo psicológico, que reflete angústias e ansiedades de personagens e que não mantém nenhuma relação com o tempo propriamente dito.
Concluindo:
É necessário, portanto, mencionar o modo como tudo aconteceu detalhadamente, isto é, de que maneira o fato ocorreu.
Fato – o que se vai narrar (O quê?);
Tempo – quando o fato ocorreu (Quando?);
Lugar – onde o fato se deu (Onde?);
Personagens – quem participou ou observou o ocorrido (Com quem?);
Causa – motivo que determinou a ocorrência (Por quê?);
Modo – como se deu o fato (Como?).
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
quero o msm
Perguntas interessantes