elementos da narrativa, discurso direto,indireto e indireto livre, enredo linear e não linear, coesão e coerencia
Soluções para a tarefa
Elementos da narrativa são todos aqueles componentes que estão dentro da narrativa.
Exemplo:
• O narrador é quem seleciona os fatos narrados e os apresenta de determinada maneira, de acordo com sua intenção.
• A ação constitui o enredo (ou trama narrativa), composto pelos fatos do modo como o narrador os apresenta.
• As personagens são os seres reais ou fictícios que vivem os fatos narrados. Podem ser pessoas, animais ou objetos personificados. Classificam-se em principais e secundárias. Entre as principais, destaca-se o protagonista, aquele que conduz a ação, e o antagonista ou opositor, personagem que se opõe ao protagonista.
• O espaço e o tempo da narração constituem o marco narrativo. Esse marco está sempre presente, embora, às vezes, o narrador deixe esses elementos da narrativa indeterminados.
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. Nela temos a utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas.
No discurso indireto, o narrador da história interfere na fala do personagem donde profere suas palavras. Aqui não encontramos as próprias palavras da personagem. O discurso é narrado em terceira pessoa.
No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), ou seja, há intervenções do narrador bem como da fala dos personagens.
O enredo é a sequência de fatos que acontecem na história, as situações vividas pelos personagens, às ações que elas sofrem ou fazem.
O enredo em sua sequência pode ser linear ou não linear.
É linear quando o tempo, o espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações desenvolvem-se cronologicamente, assim, observa-se o começo, o meio e o fim da narrativa.
Não linear não segue uma sequência cronológica, desenvolve-se descontinuamente, com saltos, antecipações, retrospectivas, cortes e com rupturas do tempo e do espaço em que se desenvolvem as ações.
A coesão nada mais é que a ligação harmoniosa entre os parágrafos, fazendo com que fiquem ajustados entre si, mantendo uma relação de significados.
Exemplo:
A magia das palavras é enorme, pois elas expressam a força de pensamentos. As mesmas tem o poder de transformar e de conscientizar.
Podemos perceber que as expressões: elas e as mesmas referem-se ao termo ‘’palavras’’.
Coerência é a relação logica das ideias de um texto que decorre da argumentação.
Exemplo:
O relatório esta pronto; porém o estou finalizando até agora (processo verbal acabado e inacabado).