Português, perguntado por lissandradefatima, 1 ano atrás

eleja uma região do Brasil e cite alguns exemplos de atos de preconceito linguístico que os povos da região sofrem e o que isso reflete na em sua vivência e comunicação na sociedade, articulando com sua exposição acerca dos gêneros discursivos.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Isolada12
126

Resposta:

O preconceito regional acontece quando um grupo acredita que outro é inferior a ele. O modo de falar, hábitos, cultura, status financeiro determina se é inferior ou não. Esse tipo de preconceito é muito ligado a variação linguística de cada povo já que o sotaque e as gírias mudam conforme a região em que se encontra.

O nordestino é o povo que mais sofre com esse tipo de preconceito no Brasil, isso acontece por ser uma região pobre, ter um alto índice de analfabetismo e por várias pessoas terem migrado para outras regiões, como sudeste, a procura de uma melhor qualidade de vida. O preconceito que existe sobre essa região se tornou tão comum que é dito com “normal” tal descriminação, o que é totalmente errado já que também é um preconceito como tantos outros e deve ser combatido.

Respondido por gabrielpiacenzo
79

Resposta:

O preconceito linguístico entoa a respeito de um indivíduo que nasceu e cresceu em uma região e tem diálogo com uma pessoa de outra região, não somente diálogos, mais como diversos tipos de gêneros textuais que determinam que sua fala é "errada" ou "feia". A região do nordeste por exemplo, é uma nação regional que sofre com o preconceito, suas falas incluem: "Arriégua", "Baixa da égua", "Diabeísso", Etc.

Os nordestinos são pessoas que vivem em uma região de grande analfabetismo e pobreza, mesmo com esses empecilhos são pessoas muito inteligentes e trabalhadoras que merecem respeito e consideração. Apesar de não haver nenhum problema em usar essa linguagem em ambientes informais, mesmo com a variação linguística de qualquer região, é importante o uso formal da língua em ambientes formais, como em empresas, discursos políticos, trabalhos acadêmicos e a bula.

Apesar dessas variações fonológicas e lexicais, não podemos julgar o modo como o outro fala, pelo modo como aprendemos a falar, pois cada região do país e do mundo tem sua cultura, diversidade, sotaques ou o jeito de falar diferente. As variações de ordem fonológicas no Brasil teve grande importância para tornar nossa língua-pátria contemporânea bastante diversificada.

Explicação:

Texto aonde as pessoas possam basear-se para escrever suas respostas.

Perguntas interessantes