Eleita em 2003 "a empresa mais inovadora do país" pela pesquisa Monitor Group, a Natura está acostumada a reconhecimentos públicos. Figurou cinco vezes como "melhor empresa do setor de higiene, limpeza e cosméticos", no Guia Exame Maiores e Melhores e quatro vezes como uma das "100 melhores empresas para você trabalhar", uma avaliação conjunta da Revista Exame e do Great Place to Work Institute. Foi premiada ainda como uma das "empresas referência em responsabilidade social" em 2000, 2001, 2002 e 2003, segundo o Guia Exame de Boa Cidadania.
A proposta da Natura, desde o seu início em 1969, é substituir produtos excessivamente industrializados por outros mais simples e naturais. Na época, tratava-se de uma espécie de "volta às origens" após a euforia industrial do pós-guerra. Mais recentemente, a inovação em seus produtos cosméticos, seguindo uma tendência mundial da indústria, tem sido orientada pelas pesquisas em biotecnologia. Sua nova linha de produtos Framboesa e Pimenta Rosa, do Natura Tododia, por exemplo, conseguiu, através do uso de óleo a partir de microalgas, trazer uma nova experiência sensorial ao consumidor aliada à redução de impactos ambientais. Desse modo, o crescimento da empresa tem sido exponencial e o seu perfil inovador sempre foi a característica mais marcante.
Segundo Victor Fernandes, diretor de desenvolvimento de produtos da Natura, vários grupos na empresa cuidam da inovação em suas áreas específicas. Além disso, existe um grupo de inovação do produto, que é o mais estruturado, e um de inovação comercial, que cuida de novas formas de relacionamento com os canais. Os investimentos em inovação, girando em torno de 3% da receita líquida, estão bem acima da média nacional.
Considere as seguintes afirmações sobre a cultura e/ou a gestão da inovação:
I. Na indústria de cosméticos, as inovações na área de biotecnologia permitem ganhos competitivos por seus impactos em produto, processo e marketing.
II. As inovações dependem exclusivamente da cultura organizacional da empresa, isto é, do conjunto de regras, tácitas ou não, que condiciona o comportamento de todos que a compõem.
III. A Natura, com sua estrutura flexível, apresenta uma visão estratégica da inovação, com seus planos de longo prazo ajustáveis às mudanças do entorno.
Uma leitura correta, a partir texto apresentado, é apresentada em:
A) I, II e III.
B) I, apenas.
C) II, apenas.
D) I e II, apenas.
E) I e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
I e III, apenas.
Explicação: corrigido pelo ava
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Direito,
6 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás