Biologia, perguntado por jcarrilhoventurini, 6 meses atrás

Elabore uma situação-problema do Filme O Sorriso de Monalisa, na perspectiva da formação para interdisciplinaridade. Palavra-chave: Conhecimento (Como construir conhecimento na área de CHSA?)

Soluções para a tarefa

Respondido por vidinharego
39

O Sorriso de Monalisa

O Sorriso de Monalisa é um filme dramático escrito por Lawrence Konner e Mark Rosenthal. O filme, lançado em 19 de dezembro de 2003, foi dirigido por Mike Newell e produzido pela Revolution Studio e Columbia Pictures junto com a Red Om Films Productions. O Sorriso de Monalisa estrela Julia Roberts como Katherine Watson, Kirsten Dunst como Elizabeth “Betty” Warren, Julia Stiles como Joan Brandwyn, Maggie Gyllenhaal como Giselle Levy e Ginnifer Goodwin como Constance ConnieBaker.

Katherine Ann Watson é uma estudante de graduação que se muda da Califórnia para Massachusetts para assumir um cargo de professora no Wellesley College como a nova instrutora de História da Arte no outono de 1953. O Wellesley College é amplamente conhecido como uma faculdade particular para mulher altamente conservadora, com prestígio e tradições. Katherine, motivada pela posição em perspectiva, tem o desejo de lecionar no Wellesley College com aspirações de fazer a diferença. Ela aspira a transformar as mulheres mais brilhantes da nação em líderes. No entanto, ao chegar ao Wellesley College, ela fica chocada com a cultura e as tradições que cercam a escola. A faculdade era o tipo de escola que, em vez de nutrir e expandir o intelecto das mentes jovens, oferecia aulas de arrumação, arrumação da mesa e etiqueta. Era mais um colégio interno para treinar futuras esposas e noivas. A escola tinha regras e regulamentos rígidos, mas talvez o que mais a intimidou foi o intelecto capaz das jovens que frequentavam as aulas de História da Arte.

O ponto principal no questionamento dos alunos atua como uma estrutura para delinear os planos de Katherine para o período escolar de 1953-1954. Ela quer que eles entendam as questões correspondentes ao que é arte, o que determina o mérito de uma obra de arte e quem são os críticos que decidem quando algo é arte. Há uma cena entre Betty e Katherine onde Betty discorda sobre a pintura de uma criança ser arte:

No cinema, as mulheres frequentemente sub-representadas dão origem a estereótipos. Seja qual for o papel, a televisão, o filme e as revistas populares estão cheios de imagens de mulheres e meninas que são tipicamente brancas, desesperadamente magras e maquiadas ao máximo O tipo de preconceito de gênero que a mídia exerce em relação às mulheres às vezes pode ser degradado e ter efeitos negativos. Isso ocorre porque às vezes a arte não emula a vida, mas é a vida que imita a arte; que neste caso é filme. Isso pode ser melhor compreendido observando-se a relação entre a mídia e os efeitos sobre os espectadores.

Respondido por helaineborgesuf
24

Resposta:

Explicação:

O filme permite discutir junto aos professores a importância de aliar discussões sobre a realidade e temas da atualidade ao conteúdo a fim de desenvolver o senso críticos dos alunos. Situação problema: Cena em que uma  aluna que faltou às aulas interrompe a professora e a desafia quando ela afirma que apesar dos demais professores não cobrarem as atividades, ela o fará, porque é seu trabalho avaliá-la. A situação em questão  oportuniza uma reflexão acerca do papel do professor e sua autoridade em sala de aula.

Perguntas interessantes