História, perguntado por danielivitoria2006, 10 meses atrás

elabore uma redação que mostram as contribuições dos topeiros para a história de Santa Catarina ​

Soluções para a tarefa

Respondido por marielly091108
2

Resposta:

Explicação: Todo sábado, os hóspedes do hotel do Rio do Rastro Eco Resort se reúnem no Galpão Criolo para vivenciar uma festa campeira, típica da região. O ritual ocorre há nove anos e é uma maneira de transmitir aos turistas um pouco das tradições da Serra de Santa Catarina. No centro das atenções está um prato que muita gente não sabe que é típico da região: o churrasco feito no fogo de chão. Herança da corrente migratória dos tropeiros, o churrasco segue presente não apenas nas festas catarinenses, como é prato corriqueiro nas casas da população.

No século XIX, o território catarinense era cortado por tropeiros que faziam a travessia de gado entre São Paulo e o Rio Grande do Sul. "Durante as pausas rápidas para descanso, os animais eram abatidos para alimentar as tropas famintas e o churrasco era preparado em fogo de chão e temperado com cinzas. Este costume da preparação da carne na brasa aos poucos foi introduzindo-se à região", ensina a chef e professora do Senac em Santa Catarina Juliet Langaro.

A influência dos tropeiros nos costumes culturais ocorreu naturalmente. "Eles deixaram sua marca, sobretudo, na culinária local, que, além das interferências de fora, de colonos e imigrantes, também foi influenciada pela cultura serrana e campeira. Este é o caso do feijão-tropeiro, do arroz de carreteiro e, claro, do churrasco com chimarrão, influência da proximidade com os gaúchos, misturado ao uso do delicioso fruto das araucárias, o pinhão", acrescenta Sandro Dias, professor do curso de tecnologia em gastronomia do Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro, no Estado de São Paulo.

Perguntas interessantes