Elabore uma narrativa
(explicando os fatos como em uma novela) ou uma redação sobre a
Influência da TV sobre as pessoas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Hoje, a televisão é o meio de comunicação mais comum da sociedade brasileira e mundial, mas já se questiona quais influências ela pode ter na população. Afinal, embora se transmita algumas informações úteis e precisas, ela fornece também informações que sofrem influências externas, além de programas que podem ser considerados fúteis, o que apenas ajuda a comprovar a veracidade da frase de Steve Jobs, “As pessoas ligam a televisão quando querem desligar o cérebro”.
Mesmo que muitos acreditem que a televisão aliena as pessoas, não se pode crer nisto totalmente, pois, um indivíduo só será influenciado caso permita. Certamente alguém com um maior nível cultural não será tão facilmente “enganado” pelas propagandas e pelos programas de baixo nível exibidos, ele terá outras fontes de informações, algumas até mais confiáveis que a televisão e não se apegará apenas a “uma versão da história”.
Todavia, a televisão, principalmente a aberta, é única fonte de informações de muitos, os quais não tem [têm] acesso a antenas parabólicas ou canais pagos, que a consideram como um objeto educativo e se apegam a cada informação cedida como se aquela fosse uma verdade única, muitos pais, inclusive, deixam as crianças em frente à tevê por horas como se esta fosse uma babá eletrônica confiável. A tevê se tornou algo essencial a vida de vários cidadãos, porém nem sempre de forma positiva, pois muitos têm deixado de pensar e permitido que esta “caixa colorida” pense por eles.
O televisor “invadiu” os lares dos planetas como um estranho, que entrou nas casas e conquistou as famílias com promessas de informações valiosas, mas, que, com o [mas que, com o tempo,] tempo teve seus ideais modificados e passou a fornecer conhecimentos adulterados baseado nos próprios princípios sem aquela imparcialidade inicial. Não se pode garantir que a televisão um dia se tornará perfeita, mas é possível que, com uma fiscalização mais restrita aos programas, pudéssemos nos aproximar deste ideal, em que a tevê não serviria apenas como meio de entretenimento, mas também como uma fonte de informações confiável que nos ajudaria a moldar nossas opiniões.
Aconselho que utilize esse texto como base, pois assim você terá mais sucesso acredito.
Por ter efeito direto na população, as novelas influenciavam – e influenciam – a opinião pública. O merchandising social faz parte dos folhetins. Em 1996, a novela de Glória Perez “Explode Coração” retratou a situação de crianças desaparecidas. Em março daquele ano, a novela mostrou uma criança desaparecida há dez anos. Poucos dias depois ela foi reencontrada. Essa foi a primeira das 64 crianças localizadas pela campanha. Outro folhetim que inspirou as pessoas com o merchandising social foi “Laços de Família”. Na trama, a personagem de Carolina Dieckmann sofria de leucemia e dependia de um transplante de medula para sobreviver. A campanha gerou um aumento significativo no número de doções de sangue, órgãos e medula óssea. Além disso, a Rede Globo ganhou o prêmio de responsabilidade social BitiC Awards for Excellence 2001, na categoria Global Leadership Award.