Biologia, perguntado por kamillagabrielly2, 7 meses atrás

Elabore uma hipótese que explique porque ocorreu essa estratégia reprodutiva e sua eficiência ao longo do prazo ​

Soluções para a tarefa

Respondido por ninavitoria118
10

Explicação:

O artigo da revista "Nature" explica que "partenogênese é uma forma natural de reprodução assexuada em que os embriões se desenvolvem na ausência de fertilização" e é mais comum em plantas e organismos invertebrados.

Os pesquisadores explicam que usaram testes de DNA para relatar "a primeira demonstração" de reprodução sem sexo em um tubarão que já havia acasalado anteriormente.

Filhote também reproduziu sem acasalamento

De acordo com o artigo da "Nature", Lolly - uma das filhotes fêmeas de Leoni concebidas com fertilização ainda no tempo em que ela dividia o aquário com um macho - também botou ovo com embrião sem ter convivido com um macho depois que atingiu a maturidade sexual.

"A demonstração da partenogênese nesses dois indivíduos com diferentes histórias sexuais fornece mais apoio para (a tese de) que os peixes elasmobrânquios são capazes de adaptar de forma flexível sua estratégia reprodutiva às circunstâncias ambientais", diz o resumo do artigo.

O tubarão fêmea que reproduziu sem macho foi capturado no mar em 1999 e introduzido a um macho num aquário na Austrália em 2006 — Foto: Tourism and Events Queensland

O tubarão fêmea que reproduziu sem macho foi capturado no mar em 1999 e introduzido a um macho num aquário na Austrália em 2006 — Foto: Tourism and Events Queensland

Em 2014, funcionários do aquário de Townsville observaram que os ovos de Leonie e de sua filha Lolly tinham embriões. Tentaram incubá-los, mas não obtiveram sucesso.

No ano seguinte, Leonie e Lolly produziram ovos que continham embriões. Juntas, elas tiveram cinco filhotes vivos, dos quais dois (Cleo, que nasceu de Leonie, e Kitkat, que veio de um ovo de Lolly) permanecem em exposição no aquário de Townsville, segundo o "Guardian".

O fato de algumas espécies de tubarão botarem ovos com embriões sem a presença de um macho não é algo atípico. Mas trata-se do primeiro registro de um tubarão que naturalmente trocou a forma de reprodução de fecundação por partenogênese.


dhalilarodrigues9: Poderia fazer um resumo
Perguntas interessantes