Elabore uma ficha informativa sobre o período da Ditadura Militar no Brasil. A ficha deverá contemplar as seguintes informações:
a) Como ocorreu o Golpe civil-militar – 31/03/1964.
b) Protagonistas e envolvidos no golpe.
c) Conceitue as seguintes expressões:
• UNE – União Nacional dos Estudantes.
• MDB – Movimento Democrático Brasileiro.
• ARENA – Aliança Renovadora Nacional.
d) Explique o que significa “estado de sítio”.
e) Após a instalação da ditadura, os militares passaram a governar o país por meio de decretos, chamados Atos Institucionais. Cite cada um deles, destacando suas principais características.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom eu vou tentar rsrs...
O Golpe de Estado de 64 começou no dia 31 de março e durou 21 anos (1964 - 1985). Foi um golpe que acabou com o governo do presidente João Goulart (ou também conhecido como Jango) que foi eleito de forma democrática. Os militares envolvidos no golpe justificavam o ato afirmando que seu objetivo era de restaurar a disciplina militar, a hierarquia nas forças armadas e deter a "ameaça comunista" Que existia no país.
Os responsáveis pelo ato foram os militares e os presidentes: Humberto de Alencar Castelo Branco, Arthur Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médicie, Ernesto Geisel e João Baptista de Oliveira Figueiredo.
UNE: Defende a fim da Ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas e toma a posição contra o nazifacismo, defendendo a ruptura do Brasil com os países do Eixo.
MDB: Movimento Democrático Brasileiro. Partido político da oposição na época da ditadura (militarismo mais controlado e militares de linha branda)
ARENA: Aliança Renovadora Nacional. Partido político dos militares. (Militares de linha dura, militarismo pesado)
(MDB e ARENA eram os únicos partidos permitidos dentro do país na época do golpe militar)
Estado de sítio: O estado de Sítio é um instrumento burocrático e político, em que o chefe de Estado (no caso só Brasil é o Presidente da República) suspende por um período temporário a atuação dos Poderes Legislativos (deputados e senadores) e Judiciário.
Atos Institucionais:
Os Atos Institucionais (AI) foram diplomas legais baixados pelo poder executivo no período de regime militar. Os principais são:
AI 1- Suspendeu os direitos políticos, tirando o voto do povo para presidente, eliminando a oposição e dava ao Presidente poderes para escolher os congressistas que ficariam na casa e o elegeriam
AI 2- Garantiu ao chefe de Estado o direito de cassar os mandatos de todos os políticos eleitos e suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por 10 anos.
AI 3- Estabelecia que os governadores seriam escolhidos por deputados estaduais, e os prefeitos de grandes capitais seriam escolhidos pelos governadores.
AI 4- Legaliza a ditadura e os Atos Institucionais 1 e 2
AI 5- foi o mais famoso. Concedia ao Presidente da República os poderes de cassar mandatos, intervir em estados e municípios suspender direitos políticos de qualquer pessoa e a suspensão da habeas corpus
Espero ter ajudado!!