Biologia, perguntado por santospollyy3486, 1 ano atrás

Elabore uma explicação, com base na teoria da evolução por seleção natural, para o fato de, em vez de se m anter inalterado, o apêndice ter se atrofiado e se tornado um órgão vestigial em nossa espécie.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
56
Um órgão vestigial é aquele em que num determinado organismo tem um tamanho reduzido e que muitas vezes não tem mais função alguma, mas que em outros organismos eles são maiores e têm sim uma função.
Eles têm uma grande importância evolutiva pois podem identificar um ancestral comum
Por exemplo: Para o homem em tese o apêndice vermiforme não tem função alguma, porém em alguns roedores ele é extremamente desenvolvido e serve de lar para algumas bactérias, estas que tem uma função importantíssima para um roedor que é digestão de celulose no organismo destes seres. 
Há muita discussões em cima da função do apêndice no organismo humano, alguns dizem não ter função alguma e por isso aos poucos esta sumindo, já outros falam que ele tem uma grande função que é a produção de linfócitos B que é um grande auxiliador da nossa imunidade, pois ele contém uma quantidade significativa de tecido linfoide
Segundo a teoria da evolução os supostos ancestrais primatas dos humanos necessitavam de um ceco de grandes dimensões para a digestão das folhas fibrosas, que se tornou desnecessário quando passaram a alimentar-se, sobretudo, de frutas e outros alimentos com o passar dos milhões de anos. Esta mudança no hábito alimentar teria provocado a atrofia do ceco, e o apêndice corresponderia a uma das suas pregas. É claro que atualmente ele não apresenta mais uma função digestiva, porém não será por isso que ele deixará de ter alguma função no organismo, até porque o nosso intestino não tem função apenas digestiva vai muito mais além disso. 
 
Perguntas interessantes