Informática, perguntado por milenasilva231, 1 ano atrás

Elabore um tutorial escrito sobre (Como instalar um sistema operacional)
Todas as etapas de instalação deverão está contidas

Soluções para a tarefa

Respondido por gotthimler
0

Resposta:

Como: Instalar um Novo Sistema Operacional

Este manual descreve a preparação de um novo dispositivo de disco rígido para a instalação de um sistema operacional (SO): Suponha que você comprou um novo disco rígido e que pretende usá-lo agora como substituição para o antigo, que contém atualmente o seu SO e as partições de dados. Você também gostaria de aproveitar esta oportunidade para instalar um sistema operacional. Você terá que efetuar vários passos para fazer a transição do sistema antigo para o novo.

A seguir, o “/dev/sdb” é o disco rígido antigo e o “/dev/sdc” é o novo. Esta imagem mostra a situação no dispositivo de origem:

A janela principal com o dispositivo fonte

O novo dispositivo irá ficar semelhante ao seguinte. Repare que ele ainda não tem nenhuma tabela de partições válida, assim o primeiro passo é criar uma, através da seleção de Dispositivo → Criar nova tabela de partição (Ctrl+Shift+N) :

A janela principal com o dispositivo de destino

Depois de confirmar a janela de aviso, você poderá começar a criar partições no dispositivo novo, clicando na partição estendida e selecionando a opção Partição → Nova (Ctrl+N) . Comece com uma partição estendida no fim do disco, para ela conter depois as partições das áreas dos usuários e de memória virtual:

Criando uma partição estendida

Clique em OK e a operação para criar esta partição estendida é adicionada a lista.

Agora crie uma partição primária no resto do dispositivo onde será instalado o novo sistema operacional. Torne-a tão grande quanto o espaço livre à frente da partição estendida:

Criando uma partição primária

Clique em OK na janela, de modo a aceitar a sua escolha. A operação para criar a partição primária nova será então adicionada à lista de operações.

Agora é o momento de copiar a partição das áreas dos usuários do dispositivo antigo para a partição estendida do dispositivo novo. Selecione o dispositivo antigo no painel da Lista de Dispositivos, clique na partição “sdb5” e escolha a opção Partição → Copiar (Ctrl+C) .

Agora volte ao dispositivo novo e clique na partição estendida. Selecione a opção Partição → Colar (Ctrl+V) . Aparecerá a seguinte janela:

Colar a partição das áreas dos usuários

Isto já parece bom, mas você sabe já de início que não irá necessitar de tanto espaço livre após a partição das áreas dos usuários, uma vez que irá criar mais tarde aí uma partição de memória virtual.

Assim, clique na pega direita de redimensionamento e desloque-a para a direita até que o espaço livre após a partição colada tenha um tamanho mais adequado para uma partição de memória virtual:

Redimensionar uma partição colada

Isto parece ótimo. Clique em OK para aceitar e fechar a janela. Será adicionada à lista de operações uma operação nova para colar a partição copiada à partição estendida em “sdc”. Lembre-se que esta operação também irá definir o tamanho novo.

Finalmente, você irá querer criar uma partição de memória virtual nova no fim da partição estendida em “sdc”. Não há necessidade de copiar a partição existente em “sdb”, porque esta partição não contém nenhuma informação permanente que valha a pena manter. Basta criar uma partição nova do tipo 'linuxswap' que preencha o tamanho total da área livre após a partição nova com as áreas dos usuários.

A janela principal, com todas as operações e uma previsão de como irá ficar a “sdc” após a sua aplicação, será algo semelhante a isto:

Janela principal após configurar todas as operações

Isto parece perfeito; assim, selecione a opção Editar → Aplicar , confirme a janela de aviso e espere até todas as operações terem sido executadas. Para mais detalhes sobre as operações em execução, veja a seção sobre o dimensionamento de partições.

O seu disco rígido novo está agora pronto para a instalação do seu sistema operacional novo.

Explicação:

Perguntas interessantes