elabore um trabalho sobre a participação dos negros e dos indios no conflito do Brasil com o Paraguai.
Soluções para a tarefa
Participação Dos Negros em Toda a Guerra:
Soldados negros, ex-escravos ou não, lutaram em pelo menos três dos quatro exércitos dos países envolvidos. Os exércitos paraguaio, brasileiro e uruguaio tinham batalhões formados exclusivamente por negros. Como exemplos temos o Corpo dos Zuavos da Bahia e o batalhão uruguaio Florida. Escravos propriamente ditos, engajados como soldados, lutaram comprovadamente nos exércitos paraguaio e brasileiro.
Para se avaliar corretamente a participação dos negros escravos na guerra é preciso, primeiramente, esquecer ou suspender a questão das nacionalidades envolvidas. Com efeito, se os negros lutaram sob pelo menos três das quatro bandeiras presentes no conflito, o foco da análise deve ser posto sob a situação dos escravos e de seios descendentes nesses exércitos e não sobre suas nacionalidades.
Participação de Escravos e Índios Na Guerra Pelo Brasil:
A população brasileira em 1850, 14 anos antes da guerra, era de aproximadamente dez milhões de pessoas, das quais uma quarta parte era constituída de escravos. Os insuficientes efetivos do exército brasileiros foram reforçados, para a guerra, pelos contingentes da polícia e da Guarda Nacional das províncias do império. Criou-se em janeiro de 1865, além disso, os Corpos de Voluntários da Pátria para canalizar o movimento patriótico que, num primeiro momento, levou muitas pessoas a se alistarem para lutar contra a invasão paraguaia do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso.
Como a campanha se anunciasse longa e o entusiasmo popular arrefecesse, os presidentes das províncias recebiam cotas de voluntários que deveriam encaminhar ao cenário da guerra. Ainda em 1865 iniciou-se o recrutamento forçado para formação dos Corpos de Voluntários da Pátria; e o termo voluntários tornou-se uma piada.
O Jeito foi Ceder a Liberdade aos Escravos que Lutassem na Guerra, se sobreviverem é claro...