Elabore um texto único de 10 a 20 linhas aproximadamente, indicando e comentando sobre os saberes necessários à prática educativa, os quais constam do capítulo I .As questões abaixo são para nortear sua produção, não é um questionário .A produção textual deve apresentar o total até 20 linhas. Questão 1: Elabore sua compreensão sobre todos os itens apresentados no capítulo I. Elabore um texto único de 10 a 20 linhas. Questão 2: Na sua avaliação as ideias apresentadas no texto estão presentes na sala de aula, isto é, os educadores as adotam? O que você percebe na escola está relacionado com as ideias presentes na obra. Critérios:
Soluções para a tarefa
Em tudo que se faz tem um começo que por muitas vezes vem acompanhado de dificuldades, porém com o passar do tempo adquirindo-se experiência tudo fica mais fácil. E na educação não é diferente, ao experimentar o prazer de educar, ensinar, transmitir conhecimento o professor se sente orgulhoso de ver que alguém deixou de ser um mero analfabeto e agora pode ler, escrever e assim desvendar o mundo. Para essa experiência rica em conhecimento e aprendizagem o professor deve ser audacioso se preocupando com as necessidades de seus alunos e da escola, mas ao mesmo tempo deve arriscar, não ter medo do novo do diferente, pois pode ser nesse novo método escolhido por ele que traz resultados positivos.
Em uma sala de aula o educador deve sempre estar atento ao educando, distinguindo suas dificuldades, atento a sua curiosidade e ao seu interesse, pois sem esses itens não haverá uma aprendizagem de todo conteúdo, o educador tem que estar disposto a inovar para uma curiosidade maior em relação ao aluno e o conteúdo, dando valor aos debates, as perguntas feita já isso ilustra interesse de aprender por parte dos alunos.
Nesse contexto cabe também o aprender do educador, uma vez que o professor deve considerar as ideias já adquirida de seus estudantes, e asm levando-o a possíveis conhecimentos transmitidos de aluno para professor, já que em uma sala de aula o professor não somente ensina mais também aprende e é nessa relação que um item muito importante é o respeito entre ambos os lados. Considerando todos esses componentes é que se dirige um ano letivo cheio de efeitos positivos e metas alcançadas.
essa foi a minha resposta. Não copie, tire uma ideia do que eu fiz, e fassa suas mudanças.
Vanessa Gonçalves de Souza
Resposta:
O grande desafio dos educadores é viabilizar uma aula que facilite e fortaleça o interesse e a aprendizagem do aluno. Todo ensino desafiador ministrado de forma lúdica tem esse efeito: aulas dinâmicas, divertidas, ricas em conteúdo visual e concreto, em que o aluno não é um mero observador, passivo e distante, mas sim participante, questionador e ativo na construção do seu próprio saber. O conteúdo, antes desestimulante e repetitivo para o aluno e professor, ganha uma nova roupagem: agora propicia novas descobertas, novos saberes, é dinâmico e flexível, plugado em uma era informatizada na qual, a cada momento, novas informações chegam. Professor e aluno interagem ativamente, criam, viabilizam possibilidades e meios de fazer esse saber, construindo juntos a aprendizagem. Uma aula enriquecida com esses pré-requisitos é mágica, envolvente e dinâmica. É saber fazer uso de uma estratégia assertiva em que conhecimentos, educação e tecnologia caminham lado a lado.
A seguir, cinco práticas que poderão ser adotadas:
1- Estabelecer regras para que haja um convívio harmonioso de todos em sala de aula, fazendo com que os alunos sejam responsáveis pela organização, limpeza e utilização dos materiais. Opinando e criando as regras e normas adotadas, eles se sentirão responsáveis pela sala de aula.
2- Fazer uso de materiais diversificados que explorem todos os sentidos. Visual: mural, cartazes coloridos, filmes, livros, filmes educativos; Tátil: material concreto e objetos de sucata planejados. Há uma riqueza de sites na internet que nos disponibilizam atividades muito ricas e prazerosas. A criatividade aflora e a aula se torna muito divertida. Auditivo: música e bandinhas feitas com material de sucata, sempre com o conteúdo inserido nelas. A criação de músicas sobre conteúdos é uma forma divertida de aprender. Talentos aparecerão em sala de aula.
3- Estabelecer rotinas em que os alunos possam realizar trabalhos individuais, em dupla e em grupo. Rotinas estabelecidas reforçam comportamentos assertivos e organização. O trabalho em equipe é extremamente prazeroso, ativa as regiões responsáveis pelas emoções e, como sabemos que o aprender está ligado à emoção, a consolidação do conteúdo se faz de maneira mais efetiva.
4- Trabalhar o mesmo conteúdo de várias formas, inclusive utilizando mecanismos tecnológicos, possibilita aos alunos oportunidades de vivenciarem a aprendizagem de acordo com suas possibilidades neurais.
5- Apresentar flexibilidade em sala de aula, permitindo uma aprendizagem mais dinâmica e melhor percebida por todos os alunos. O professor que administra bem os conflitos em sala de aula, que tem "jogo de cintura" e apresenta o conteúdo com prazer mantém seus alunos "plugados" na aula.