Elabore um texto sobre a indústria na Índia no texto Comente a relação entre as áreas industriais e a localização dos recursos minerais
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, abriga em torno de 900 milhões de habitantes. É também, bem povoado, com uma população relativa de 275 hab/km2.
A Índia abriga em seu espaço geográfico uma grande diversidade étnica, produto das diferentes origens raciais e dos múltiplos contatos culturais e miscigenações que o país teve ao longo dos séculos. Há variedade de línguas e é um grave problema na índia, já que apenas 37% da população fala o hindi e há mais 15 outras línguas oficiais
Segundo o livro ''Nações do Mundo - Índia - Cidade Cultural, Rio de Janeiro, 1989, p. 34'' aindustrialização na Índia se iniciou em 1947 quando ela ainda era colonizada pela Inglaterra, e suas áreas de processamento estavam em setores textis e siderúrgicas. O domínio britânico também trouxe à Índia grandes ferrovias, que totalizam 62 mil quilômetros, isso mostra que os investimentos feitos geravam altos lucros na época, ainda mais para a Inglaterra que foi a pioneira na industrialização.
De acordo com Júlio Battisti (2015), os investimentos na indústria bélica e de base foram fatores cruciais para a inserção da índia no comércio mundial após sua independência, principalmente na têxtil que estava num comércio insano, e a vantagem da Índia era ter a matéria prima desses produtos a serem trabalhados.
Quando a Índia se torna independente seu crescimento industrial aumenta, e estando sob influência Soviética seus investimentos nas indústrias de base eram certeiros. Na Índia a União Soviética alcançou o controle de 80% das metalúrgicas, 60% nas indústrias de equipamentos elétricos, 50% nas de petroquímica e 30% nas siderúrgicas, isso garantia grande parte dos investimentos indianos. Hoje o país é o 12° maior produtor industrial do mundo, e está em pleno crescimento econômico. Apesar de seus conflitos étnicos e religiosos, a Índia esta de portas abertas para o capital multinacional, que deseja investir muito no país graças a mão de obra barata.
As indústrias estão situadas nas regiões de Calcutá, Bombaim e Madra, que representam os principais centros político-administrativos ainda do antigo poder colonial inglês. Porém as tendências agora são de novas indústrias onde há maior disponibilidade de recursos minerais e concentração da mão de obra.
De acordo com Ruth Costas da BBC Brasil em São Paulo (2015),o ritmo de crescimento da Índia deve superar o da China - que até agora era o país que mais crescia no clube das grandes economias.
O desempenho melhor fará ainda com que a economia indiana ultrapasse a do Brasil até o fim de 2015, tornando-se a segunda maior do grupo, após a China. No ano passado, a Índia já havia desbancado a Rússia que vem enfrentando uma crise acentuada.
Segundo Júlio César Lázaro da Silva (2015) uma das áreas de afirmação da Índia no panorama mundial é a indústria tecnológica. Trata-se de um dos países mais bem situados no ranking mundial das principais empresas tecnológicas em virtude da qualidade das suas universidades e da formação dada nesse segmento. A região de Bangalore, ao Sul, é conhecida mundialmente como o Vale do Silício da Índia, uma menção ao maior centro desenvolvedor de tecnologia dos Estados Unidos localizado nos arredores da cidade de São Francisco, no estado da Califórnia. Com uma taxa de crescimento econômico que, em termos médios anuais, deverá se situar em torno dos 6 a 8% nos próximos anos, não há dúvidas sobre a relevância da Índia no contexto mundial, apesar da diminuição dos picos de 8% a 9% de crescimento que ocorreram nos anos anteriores.
Perguntas interessantes