elabore um texto falando sobre a antropologia brasileira
Soluções para a tarefa
É difícil traçar um paralelo concreto entre o alguns pontos do campo de atuação da psicologia e da antropologia. Enquanto ciência moderna, a antropologia tem estudado os símbolos culturais da humanidade e o comportamento de grupos sociais específicos, objetos esses que há muito já eram estudados pelo viés da psicologia, como por exemplo com Wilhelm Wundt, sobretudo em sua Volkerpsychologie, Freud em seus estudos psicanalíticos e Skinner com sua ciência do comportamento humano.
Assim sendo, é inegável a influência de uma dessas ciências sobre a outra, por isso cabe a relevância dos estudiosos da antropologia e da psicologia de um ao outro – motivo pelo qual, acredito, temos a matéria de antropologia em nosso currículo. Levi-Strauss, em nota introdutória à obra Sociologia e Antropologia, de Marcel Mauss, descreve a relação entre as ciências sociais – dentro das quais a antropologia – e psicologia:
“Portanto, é realmente verdade que, num certo sentido, todo fenômeno psicológico é um fenômeno psicológico, que o mental identifica-se com o social. Mas, num outro sentido, tudo se inverte: a prova do social, esta, só pode ser mental; dito de outro modo, jamais podemos estar certos de ter atingido o sentido e a função de uma instituição, se não formos capazes de reviver sua incidência numa consciência individual. Como essa incidência é uma parte integrante da instituição, toda interpretação deve fazer coincidir a objetividade na análise histórica ou comparativa com a subjetividade da experiência vivida”.
Adiante, seguem grande partes dos textos que utilizaremos no decorrer do curso de antropologia. Caso tenham o arquivo ou o link de outros textos que não esses, coloquem no comentário para distribuirmos.