ELABORE UM TEXTO EXPLICATIVO SOBRE A ESCRAVIDÃO PRESENTE
NA GRECIA, EM ROMA E NO SISTEMA FEUDAL APONTANDO EM QUE
SE DIFERENCIAVAM.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escravidão presente na Grécia era um ato ocorrente e comum, acontecendo por volta do século V a.C. Havia aproximadamente 300 mil habitantes em Atenas (nas áreas rural e urbana). Destes 300 mil, apenas 170 mil eram cidadãos e o restante estrangeiros e escravos. Em 594 a.C., as reformas de Sólon aboliram a escravidão por dívidas.
A escravidão romana os escravos eram conquistados por meios de guerras ou por dívidas não pagas. Acontecendo em 753 a.C. – 509 a.C. 508 a.C. – 27 a.C. A escravidão na Roma Antiga implicava uma quase absoluta redução nos direitos daqueles que ostentavam essa condição, convertidos em simples propriedades dos seus donos. Com o passar do tempo, os direitos dos escravos aumentaram.
Sistema Feudal (séculos XI e XIII) sendo um regime servil, pois os servos constituíam a mão-de-obra típica do sistema. Eles estavam presos à terra que cultivavam, sendo-lhes proibido abandoná-la. Mas, embora privados de liberdade, não poderiam ser considerados escravos, pois tinham alguns direitos e recebiam proteção de seus senhores.
Explicação:
Diferenças presentes: Nas sociedades grega e romana os escravos não eram autônomos, mas sim de propriedade de seu senhorio, já no feudalismo, era baseado na servidão: o trabalho ao senhor feudal em troca de benefícios como moradia, segurança e alimentação.
Espero ter ajudado :D