Elabore um texto explicativo sobre a Construção da República brasileira de 1889.
Nele, você precisa tratar das seguintes temáticas:
- A proclamação da república e os grupos que apoiaram o golpe.
- Os três modelos de república em disputa: Jacobina, Liberal e Positivista
- Os símbolos e heróis escolhidos pelo novo regime.
- A participação popular e a manutenção da desigualdade social
Soluções para a tarefa
Resposta:
A proclamação da República no Brasil foi apoiada, principalmente, por dois grupos sociais: os latifundiários, donos das grandes riquezas do país, e os militares, que tinham ganhado prestígio social com a Guerra do Paraguai.
Projeto Republicano Liberal: tinha como objetivo a formação de um Estado Liberal voltado para descentralização política e a garantia de maior participação na vida pública. Esse projeto era defendido pelas elites agrárias de São Paulo e Minas Gerais.
- Projeto Republicano Jacobino: projeto mais radical defendido por setores sociais urbanos, inspirado na Revolução Francesa e que defendia uma revolução em prol da participação popular na vida pública.
- Projeto Republicano Positivista: defendido por oficiais do exército e apoiado na teoria positivista de August Comte, propunha a criação de um Estado centralizado como garantia para os direitos dos cidadãos e organização da nação.
Ao analisarmos de perto o processo de formação da República no Brasil, logo percebemos que o novo regime fora instituído pela força de uma minoria, apartada da maioria absoluta da população brasileira. Membros das forças militares e mais um restrito grupo de intelectuais discutiram, desde os tempos imperiais, as justificativas que fundamentariam a criação de uma República em terras tupiniquins. Entre outros argumentos, o conceito de modernização e o positivismo tinham grande destaque.
AS CLASSES SOCIAIS E AS DESIGUALDADE
ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
As Classes Sociais e as Desigualdade, A pobreza como um fracasso, A desigualdade como protudo das relacões sociais, A luta de classes.
DESIGUALDADES SOCIAIS
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia.
Por isso vemos que em cada sociedade existem essas desigualdades, elas assumem feições distintas porque são constituídas de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Explicação:
desculpa por ter ficado muito longa a resposta :)