Elabore um texto dissertativo (no mínimo 15 linhas e no máximo 20 linhas) sobre “ se para as ciências da linguagem, não existe erro na língua. Então não é necessário aprender a língua portuguesa padrão”. Não se esqueça de que, no texto dissertativo, você deve mostrar a sua opinião que deve ser alicerçada em argumentos. Você pode usar argumentos do texto lido.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A língua é um dos principais instrumentos que sustentam a vida em sociedade, já que é responsável pela comunicação e interação entre os indivíduos. No entanto, ela também pode atuar de maneira negativa, sendo uma das ferramentas de segregação social. O preconceito linguístico, no Brasil, é muito evidente e, por isso, é preciso entender que há diversas variantes na língua, e uma não deveria ser mais prestigiada em relação às demais.
Em primeiro lugar, é importante destacar que, embora todos os brasileiros sejam falantes da Língua Portuguesa, ela apresenta diversas particularidades no contexto regional, etário, social e histórico. Isso significa que a linguagem está em constante transformação, e os responsáveis pelas mudanças são os próprios falantes, independente de classe social ou nível de escolaridade. Nesse sentido, não se deve desconsiderar a gramática normativa e suas regras, já que ela serve como base para o sustento do idioma, mas sim admitir que todas as variações são inerentes à língua.
Explicação:
A linguagem padrão da Língua Portuguesa é uma linguagem normalmente utilizada em situações formais, pois é uma linguagem culta. Se dá em ambientes de maior seriedade ou respeito. É importante que ela seja aprendida pelo fato de que isso facilita a comunicação dos indivíduos de um mesmo país, mas, de diferentes regiões.
Evitar o preconceito linguístico
Muitas pessoas que são adeptas da linguagem padrão acreditam que o modo de falar que conta com gírias e ditados é uma linguagem errônea, que não deveria existir. No entanto, isso caracteriza o preconceito linguístico, uma vez que todos os modos de utilizar a linguagem são legítimos e corretos.
Cada uma das regiões varia a forma de utilizar a língua, e por isso pessoas de estados diferentes apresentam gírias e expressões próprias, que acabam virando marcas características do estado. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são utilizadas expressões como "bah" e "tchê", enquanto que em Minas Gerais, podemos observar a gíria "oxi".
Veja mais sobre linguagem formal e culta em:
brainly.com.br/tarefa/45363426
#SPJ2