Pedagogia, perguntado por danielefeijo2502, 6 meses atrás

elabore um texto dissertativo, de 15 a 30 linhas, apresentando características com relação à Tendência pedagógica Histórico-Crítica

Soluções para a tarefa

Respondido por joelmamendoncaduarte
1

Resposta:

Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica. Teoria Histórico-Cultural. Prática pedagógica. Plano de Trabalho Docente.

O Programa Desenvolvimento Educacional (PDE), regulamentado pelo Estado do Paraná em 2010, no intuito de proporcionar formação continuada para os professores da rede estadual de ensino, busca mudanças na qualidade do ensino público, por meio de Projetos de Intervenção Pedagógica e Produções Didático-Pedagógicas.

O presente artigo nasceu de nossa participação neste programa, como resposta a uma problemática que desencadeou um Projeto de Intervenção Pedagógica. Para intervir na escola, foi elaborada uma Produção Didática e da implementação desse projeto surgiram conclusões que aqui são apresentadas.

Apresentar alternativas de reflexão sobre a prática pedagógica, pautada em uma teoria pedagógica que apresenta determinada visão social da escola foi o objetivo do inicial, que, diante de tantos problemas, propôs uma reflexão da prática pedagógica pautada na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural, buscando-se a elaboração de um Plano de Trabalho Docente, que seguisse os passos desta perspectiva teórica, organizados por Dermeval Saviani, que são: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final.

Resumo:..

Ao trabalhar durante anos na Rede Pública do Estado do Paraná, foi possível perceber problemas na definição de uma teoria pedagógica que norteasse a elaboração do Plano de Trabalho Docente, bem como em efetivá-lo como organizador da prática pedagógica. Este artigo apresenta o resultado dos estudos realizados no Programa Desenvolvimento Educacional (PDE) e buscou contribuir na formação continuada dos profissionais da educação. Para tanto, foram realizados Grupo de Estudos e Estudos Dirigidos em hora atividade no Colégio Estadual “Antônio Raminelli”, Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Cambé, estado do Paraná, abordando as seguintes temáticas: A função social da escola, Tendências Pedagógicas, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Histórico-Cultural: Aproximações e o Plano de Trabalho Docente e a Pedagogia Histórico-Crítica. As temáticas estudadas propiciaram a reflexão sobre a escola, subsidiando a elaboração um Plano de Trabalho Docente, segundo os pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico Cultural, as quais entendem que a função social da escola é possibilitar aos alunos o acesso aos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos elaborados pela humanidade, assim contribuindo para a formação da humanidade em cada aluno. O estudo demonstrou que na escola a discussão e o estudo coletivo sobre a prática pedagógica são essenciais para a elaboração do Plano de Trabalho Docente e sua efetivação em sala de aula.

Explicação:

Idealizador da Pedagogia por ele denominada Histórico-crítica, Dermeval Saviani defende que uma das funções da escola é possibilitar o acesso aos conhecimentos previamente produzidos e sistematizados. O problema é o caráter mecânico dessa transmissão, isto é, o fato dela ser feita desligada das razões que a justificam e sem que os professores disponham de critérios para discernir entre aqueles conhecimentos que precisam ser transmitidos e aqueles que não precisam. Segundo Saviani, isso abre espaço para sobrecarregar os currículos com conteúdos irrelevantes ou cuja relevância não é alcançada pelos professores, o que os impede de motivar os alunos a se empenhar na sua aprendizagem.

Para ele, essa situação torna as matérias curriculares desinteressantes para os alunos os quais passam a considerar o ensino como algo enfadonho, uma obrigação carente de sentido da qual eles buscam livrar-se assim que possível. Ele defende que é exatamente na medida em que os professores conseguem lidar criticamente com os conhecimentos disponíveis, distinguindo entre o que é pedagogicamente relevante e o que não o é, que eles ganham condições de produzir seus próprios conhecimentos e, assim, o seu ensino deixa de ser mera transmissão incorporando também uma contribuição original.

Perguntas interessantes