elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema que ela apresenta: “A intolerância”.
Soluções para a tarefa
Resposta;
A Intolerância, seja de qualquer espécie ? política, religiosa, opção sexual, raça ou cor, fere a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesse sentido, o Brasil enfrenta muitos obstáculos quanto ao comprimento desse dispositivo jurídico. Nesse contexto, deve-se analisar como o legado sociocultural herdado pelo país de sua colonização e a internet geram a problemática em questão.
É fundamental enfatizar, inicialmente, que o reflexo histórico contribui para a construção de uma sociedade marcada pela intolerância com o próximo. Isso decorre da construção do Estado brasileiro marcado por séculos de escravidão e discriminação com indígenas, imigrantes e todos aqueles tidos como diferentes em frente dos grupos dominantes do período. A sociedade, então, por tender incorporar as estruturas sociais de sua época, conforme defendeu Pierre Bourdieu, naturalizou esse padrão de discriminação e opressão com as minorias. Consequentemente, esses pensamentos persistem enraizados na sociedade brasileira, como disso, há o caso do jornalista renomado William Waak, que proferiu um comentário racista durante a transmissão do jornal da Globo. Destarte, infere-se que somente com uma educação que discuta esse legado histórico enraizado na sociedade, a discriminação deixará de existir.
Outrossim, deve-se analisar o papel da internet como disseminadora da intolerância. Conforme estudo do Comitê Gestor de Internet, 41 % das pessoas que acessam a internet já afirmarem ter visto um caso de preconceito e discriminação na rede. Nessa perspectiva, o anonimato as Fake News e a fragilidade das punições fazem com que a intolerância na internet seja dificilmente combatida. Entretanto, a discriminação na internet é crime assegurado na Constituição Cidadã de 1988.Dessa maneira, deve-se intensificar as fiscalizações e punições a qualquer tipo de intolerância praticada na internet, haja vista que ferem a dignidade humana e isonomia jurídica.
Nessa conjuntura, mesmo com tantos dispositivos jurídicos que garantam a isonomia do indivíduo e coíbam a intolerância, ela prevalece no Brasil. Urge, portanto, que o Ministério da Educação (MEC), por meio das diretrizes curriculares, inclua 12 horas por ano de aulas que visem combater a intolerância. Dessa maneira, nessas aulas, devem ser debatidas as raízes históricas que geram a intolerância no Brasil hodierno, como o caso da escravidão. Além disso, essas aulas devem ajudar os alunos a formarem pensamentos alto críticos e não pensamentos de manada difundidos na internet que geram intolerância a grupos minoritários. Dessarte, com essas medidas e o cumprimento da Constituição, a intolerância será apagada da história do país.
espero ter ajudado!!!!!!!!!!!!!!!