elabore um texto de no mínimo 10 linhas sobre o tema:doping, violação e corrupção no esporte
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vemos cada vez mais atletas sendo flagrados nos exames antidoping no Brasil e no mundo e isso faz com que a credibilidade do esporte de alto rendimento fique cada vez mais contestada perante a população em geral. O que leva os atletas a busca por fontes ilegais de melhoria na performance esportiva? E até que ponto vale a pena para o atleta colocar sua carreira em risco?
Neste ano, o Brasil sediará o maior evento esportivo mundial, que são os Jogos Olímpicos. Entre os diversos aspectos desenvolvidos, destaca-se a filosofia que busca promover, principalmente, o respeito pelas regras do esporte e também por seus adversários (COB, 2016). Na contramão desse ideal, nos últimos anos foram flagrados diversos casos de atletas que fizeram utilização de substâncias ilegais para melhoria de sua performance, tendo como consequência melhores resultados, porém, agindo de forma desleal e contra as regras da competição.
A utilização de substâncias ou fontes ilegais para melhoria da performance é o que a Agência Mundial Antidoping (WADA) classifica como doping. E são três os argumentos apontados que destacam o fato do doping como uma ilegalidade no esporte. O primeiro deles é o fato de burlar o regulamento das competições. Já o segundo diz que as substâncias, muitas vezes utilizadas em excesso, causam problemas de saúde para os atletas. E, finalmente, o terceiro motivo é a possibilidade de tornar a competição desigual entre os participantes, sendo favorecidos os que utilizam de substâncias ilegais (Da Costa et al – 2005).
Tivemos casos famosos no Brasil, como o da atleta da natação Rebeca Gusmão, que acabou sendo banida da modalidade. Outra situação aconteceu no atletismo brasileiro, quando seis atletas foram flagrados com utilização de substância proibida e o técnico da equipe assumiu a culpa por incentivar os atletas na utilização de substâncias proibidas.
Explicação: