História, perguntado por vg4254188, 5 meses atrás

Elabore um texto criticando sobre o preconceito e a violência e o racismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por lopesbotaoflavioyan
0

Resposta:

Admissão

Cursos

Pesquisa

Pró-reitorias / Superintendências

Sobre a UFF

Acesso à informação

Serviços MinhaUFF Covid-19 International

Oportunidades | Educação e tecnologias digitais

Buscar neste site

Encontrar um pesquisador!

Buscar no acervo acadêmico da UFF

Contato com a UFF: Devido à pandemia do Covid-19 (Corona vírus), grande parte dos setores estão respondendo APENAS por E-mail. Acesse: www.uff.br/email×

INÍCIOVIOLÊNCIA E RACISMO: UMA RELAÇÃO CALCADA EM PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Violência e racismo: uma relação calcada em problemas

“O racismo tem forte presença tanto na violência do Rio de Janeiro quanto nas formas como o Estado a enfrenta”. Assim o cientista político Jorge da Silva sintetiza a relação entre os dois pontos principais do seu livro “Violência e Racismo”. A Editora da UFF (Eduff) acaba de lançar a terceira edição da obra, originalmente publicada em 1998 e que recebeu uma segunda edição em 2008. Referência nos estudos sobre segurança pública, o trabalho é fruto da dissertação de mestrado defendida por Jorge da Silva no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF, sob a orientação do professor Roberto Kant de Lima.

A experiência pessoal do autor, criado no hoje chamado Complexo do Alemão, serviu de referência para incorporar, de forma inovadora, a temática da discriminação racial ao estudo da violência. Afinal, o autor se debruçou sobre essa relação no momento em que diversos pesquisadores ignoravam a conexão entre os dois temas. Como capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, realizou um curso nos Estados Unidos que o aproximou dos estudos sobre ação afirmativa e lhe permitiu uma comparação entre Brasil e EUA: “percebi que não havia muita diferença entre os lugares reservados aos negros, lá e aqui”, afirma. A incursão nas políticas afirmativas daquele país resultou numa monografia apresentada em 1988, ano do centenário da abolição da escravatura, que foi vencedora do concurso promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) no mesmo ano. Dez anos mais tarde, o trabalho foi publicado com o título “20 anos de Abolição: 1988-2008”. O cientista político também lançou os livros “Guia de luta contra a intolerância religiosa e o racismo”, “Criminologia crítica: segurança e polícia”, “Direitos civis e relações raciais no Brasil” e “Controle da criminalidade e segurança pública”.

Doutor em Ciências Sociais pela Uerj e também mestre em Letras pela UFF, Silva é professor convidado e conteudista do curso de Tecnólogo em Segurança Pública da UFF, além de professor adjunto da Uerj. É ex-secretário de Estado de Direitos Humanos do Rio de Janeiro e na Polícia Militar, dentre outras funções, foi chefe do Estado-Maior Geral. Bastante atual até hoje, o livro “Violência e Racismo” inspira a produção de diversos trabalhos, discussões e reflexões, como a entrevista com Jorge da Silva, a seguir.

O que o motivou a escrever a primeira edição de “Violência e Racismo”, em 1998?

Perguntas interessantes