História, perguntado por cavanidaiana, 9 meses atrás

elabore um texto caracterizando e relacionando a estrutura: latifundio,monocultor, exportador é mão de obra escrava ( Br Imperial) para latifundio, monocultor, exportador com mão de obra do imigrante.
Essa é a pergunta, só me resumem mais ou menos o que é, não estou conseguindo.

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrohenri2003
4

Resposta:

Explicação:

O latifúndio, monocultor, exportador e mão-de-obra escrava era basicamente grandes extensões de terras (latifúndios), sendo gerado nessas terras somente um tipo de plantação (monocultora) que gerava uma grande quantidades de produtos que eram produzidos diretamente para externos as grandes metrópoles europeias (exportador), onde quem plantava, cuidava, colia e transportava eram os escravos ( mão-de-obra escrava).

Só que em 1850 foi completamente proibido o tráfico negreiro com isso iniciou-se algumas mudanças. Com a proibição dos tráfico negreiro que impedia a vinda de mais escravos da África para o Brasil e os produtores de café com as crescentes demandas de café, começou uma falta de mão de obra então se iniciou o tráfico interprovincial de escravos que foi a vinda de cerca de 200 mil escravos do nordeste para o sudesto, toda essa mão-de-obra escrava estava ociosa pela crise que atingiu os produtores nordestinos com a desvalorização da cana-de-açúcar, algodão e fumo no nordeste.

Mas com o tempo ficou muito caro manter os gasto pra adquirir e trazer os escravos, e começou a ser mais lucrativo trazer estrangeiros da Europa do que trazer escravos do nordeste, assim iniciando a mão de obra estrangeira que já teve início em 1847 e só foi ganhando força.

Só que dês do início erra muito tumultuado a entrada de europeus no Brasil, então a partir de 1870 a entrada de trabalhadores europeus no Brasil foi organizada pelo governos que aproveitou os problemas que a Europa estava passando para fazer propaganda da existência de trabalho no Brasil.

Além de resolver seus problemas econômicos ajudando na entrada de imigrantes no Brasil colocava em prática um abisioso projeto social para " branqueamento " do brasil, com base em alguns pensadores da época e usando a Europa de modelo.

Perguntas interessantes