ENEM, perguntado por hellenaalmeida23, 10 meses atrás

Elabore um texto argumentativo acerca da importância da consciência sobre os conceitos trabalhados, tanto nos textos quanto no vídeo, no que diz respeito as influências culturais que o Brasil recebeu desde os tempos da escravidão negra e indígena com a colonização portuguesa e com a chegada de demais povos imigrantes a partir do século XIX.


ME AJUDEM PFVR

Soluções para a tarefa

Respondido por jan07
2

Respostas:

Nos séculos XVI e XVII a sociedade colonial brasileira era basicamente rural (agrária), patriarcal e escravista, onde a atividade econômica predominante era a agricultura (cana-de-açúcar e tabaco).

Esta sociedade era rigidamente estratificada: no vértice da pirâmide estavam os grandes proprietários rurais ("senhores-de-engenho"), que formavam uma aristocracia rural; na base havia um contingente numeroso de escravos e dependentes.

No século XVIII, com a mineração, a sociedade tornou-se mais democratizada, possibilitando uma maior mobilidade social.Isto porque na área mineradora, em processo de urbanização a posição social do indivíduo dependia apenas da quantidade de dinheiro que possuía.

Usando-se critérios lingüísticos, podemos dividir os índios do Brasil em quatro nações:

-Caraíbas -encontrados no norte da bacia Amazônica;

-Nuaruaques -encontrados na bacia Amazônica, até os Andes; -Jês ou Tapuias -encontrados no Planalto Central brasileiro;

-Tupis -encontrados por toda a costa atlântica e algumas áreas do interior.

A maior parte dos indígenas que habitavam o litoral do Brasil na época do descobrimento pertencia ao grupo lingüístico tupi. O indígena brasileiro encontrado pelos portugueses vivia num regime de comunidade primitiva, ou seja, uma forma de organização social onde a ausência da propriedade privada dos meios de produção resulta numa economia comunitária, onde não existiam classes sociais.

Explicação:

espero ter ajudado, agradece com coraçãozinho ♡

Perguntas interessantes