Elabore um resumo sobre o conto "No rumo da estrela"( nao é Rumo às Estrelas) de Marina Colasant
Preciso da resposta até hoje a noite pfvvvvv
Soluções para a tarefa
Conto " A estrela"
Conto " A estrela"
Apresentação
Análise Biográfica
Resumo
Autor
Apresentação >
Resumo
O conto a estrela relata a história de um rapaz chamado Pedro, que todas as noites, da janela do seu quarto, via uma estrela a brilhar muito, em cima de uma torre.
Na sua opinião, era a estrela mais bonita do céu. Um dia ele teve a ideia de a ir apanhar e trazer para casa, então, esperou que os seu pais fossem dormir, para puder saltar da janela do seu quarto e ir até a torre para apanha-la.
Nessa torre, ele tinha uma grande facilidade em apanhar a estrela, pois era só esticar o braço que chegava a ela.
Então, Pedro andou até à torre e quando chegou foi verificar se a porta estava aberta, e por sorte dele, estava aberta e entrou.
Lá dentro haviam imensas escadas para chegar ao topo onde se encontrava estrela.
Dentro da torre era um cheiro insuportável, mas mesmo assim, Pedro continuou a subir as escada com rumo á caça da estrela.
Quase no topo, depara-se com umas escada em caracol, e subiu o restante onde estava muito escuro.
Assim que chega ao campanário verificou que haviam 2 sinos e a ultima escada, feita de ferro, com uma bola de pedra no topo, com um ferro espetado na ponta e quatro pontos cardeais em cima.
Ele não conseguia chegar à estrela, então, teve de subir mais um pouco, e por fim subiu para o galo no topo e esticando-se perante a estrela a pouco a pouco consegui retira-la e com um cordel prendeu-a as suas calças.
Com cuidado, desceu a torre para a estrela não cair e partir-se, foi a correr para casa onde subiu novamente, pela janela do seu quarto e rapidamente escondeu a estrela dentro de uma caixa, meteu-a debaixo da cama e acabou por adormecer.
No dia seguinte acordou tarde, a mãe estranhou. Ouviu Pedro a gritar de dentro do quarto, e rapidamente foi a correr para o quarto dele e ele dizia:
- Roubaram-ma! Roubaram-ma!
Pensou que fosse um sonho mas pelo contrário, Pedro estava acordado e sabia bem o que dizia, mas a sua mãe não sabendo exclamou:
-Levanta-te do ninho que já são horas- e Pedro foi para a cozinha onde não comeu nada por ter ficado sem a sua estrela.
Mais tarde Pedro ao deitar-se ficou surpreendido ao ver uma grande luz a vir debaixo da sua cama, rapidamente abriu a caixa e verificou que a estrela brilhava novamente como quando será apanhada, um grande sorriso soltou, não estava em forma de lata como a tinha visto quando acordara.
No dia seguinte à noite o velho da vila começou a falar mas ninguém percebia o que era. Até que um homem chamado Cigarra que toca guitarra encostou o ouvido à boca do velho, percebeu o que se passava e começou a gritar:
- Roubaram a Estrela! – Disse ele. – Bandidos!
Mas ninguém se apercebeu, porém Pedro já tinha fugido entretanto começou uma discussão, pois o António Governo que era um homem muito conhecido na vila por ser rico e importante disse que não se ralava com as estrelas e o Cigarra a dizer que as estrelas eram importantes…em fim, uma grande discussão.
Ao jantar o Pedro comeu rápido para ir para a cama, e quando os pais se foram deitar ele abriu a caixa e viu a estrela, a mãe, entretanto, levantou-se e foi verificar se o fogão estava bem apagado, ao passar no quarto de Pedro viu luz a vir por baixo da porta e com curiosidade entrou e apanhou Pedro a mexer na estrela.
Os dois berraram e acordaram o pai porque, a mãe berrava, pois tinha queimado a mão na estrela e o Pedro não sabia bem porque é que se tinha queimado.
A vila ao ver, não pensavam que aquilo seria a estrela, julgavam que era um pouco de lata.
Governo, como um homem sábio disse que a estrela só brilharia à meia noite, então a essa hora a vila reuniu-se toda para verem a estrela brilhar, Governo queria que Pedro fosse lá por a estrela no seu lugar mas este sofreu uma queimadura tal como a mãe, o pai de Pedro disse que ele é que a iria por no local. Pedro foi lá, subiu tudo e encaixou a estrela.
No meio disto tudo, ele escorrega, bate na pedra, cai da torre e MORRE.
Comentários
Você não tem permissão para adicionar comentários.
Fazer login|Atividade recente no site|Denunciar abuso|Imprimir página|Tecnologia Google Sites
O conto No Rumo da Estrela relata a história de sete irmãos que, após perderem o seu pai, decidem sair do lugar em que moravam. Arrumam um barco e, após o encherem de provimentos, decidem que o irmão mais novo ficará no leme.
Já no mar eles têm, como guia, uma estrela no céu. O irmão mais novo, que os guiava através da estrela, um dia, ao perceber a distância que os separava, tenta alcançá-la e ela o leva.
Os irmãos mais velhos, então, seguem seu caminho sem seus guias, sem saber se conseguirão chegar ao destino.
Resumo de um conto:
- Destaque partes que considere importantes
- Escrever com suas próprias palavras
Para a elaboração de um bom resumo, após a leitura da obra, é importante que se destaque alguns pontos que são indispensáveis para o desenvolvimento da história.
Um ponto que facilita a construção de um resumo, é dividir a obra por "partes".
Por exemplo: introdução, apresentação do tema, desenvolvimento do tema, resolvendo a narrativa, conclusão da narrativa, e desenvolver um resumo para cada parte identificada.
Um bom resumo também não é extenso - em comparação com a obra - nem de difícil leitura. Por mais que a obra original seja longa e de difícil compreensão, o resumo deve ter a habilidade de passar a ideia central de forma simples.
Aprenda mais sobre contos literários em: https://brainly.com.br/tarefa/47635045.
#SPJ3