elabore um resumo sobre o Brasil holandês e suas principais características
Soluções para a tarefa
Resposta:
Durante o domínio da União Ibérica, reino que unia Espanha e Portugal, a Holanda pertenceu a Espanha. Somente em 1581, os holandeses conquistaram sua independência.
Com a emancipação holandesa, Felipe II, rei da Espanha, fechou os portos da União Ibérica para os holandeses.
Revoltado, o governo da Holanda, criou a Companhia das Índias Orientais. O objetivo era ampliar o comércio com a África e a América, em especial o de cana-de-açúcar.
Em 1624, os holandeses invadiram a sede do governo-geral em Salvador. Nesta época Salvador era o principal porto exportador de açúcar brasileiro. A ocupação holandesa durou até o ano seguinte quando os holandeses foram finalmente expulsos da Bahia.
Em 1630, foi a vez dos holandeses invadirem a cidade de Olinda em Pernambuco. Nesta época o estado pernambucano era o maior exportador de açúcar das Américas.
Mas desta vez os holandeses foram bem recebidos pelos senhores de engenho locais. Os senhores do açúcar estavam insatisfeitos com o domínio da União Ibérica.
Mas a situação muda em 1637, quando chega a Pernambucoo holandês Maurício de Nassau. O novo regente passa a administrar o Estado.
Maurício de Nassau governou Pernambuco de 1637 até 1644, fazendo uma excelente administração.
Nassau e os holandeses tinham a simpatia da população do chamado “Brasil Holandês”.
A exploração holandesa no Brasil foi basicamente no cultivo da cana-de-açúcar.
Explicação:
espero ter ajudado