História, perguntado por portdaniela1, 1 ano atrás

elabore um quadro-resumo da Revolta de Canudos e da Guerra do Contestado, apresentando:localização;nome do povoado fundado pela comunidade;principal líder;organização da comunidade;quem combatia a comunidade;resultado do conflito.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
135
Olá, 

 A revolta de canudos, foi um confronto que ocorreu entre o exército brasileiro e um movimento popular. A revolta ocorreu porque o seu ambiente era loteado por muitos latifúndios improdutivos, dessa forma os grupos de fazendeiros juntaram-se a igreja para pedir que providências fossem tomadas, começando assim uma revolta.

Ocorreu no nordeste da Bahia comandada por Antônio Conselheiro, na comunidade de canudos, o resultado foi um grande massacre dos sertanejos.

    A guerra do contestado ocorreu entre a comunidade cabocla e os governos brasileiro, decorreu de problemas sociais e falta de documentos que comprovasse a posse da terra e ocorreu nos Estados de Paraná e Santa Catarina, foi liderado pelo monge José Maria.
Respondido por lilinharesmatematica
34

Resposta: Revolta de Canudos

Localização: Nordeste da Bahia

Povoado fundado pela comunidade: Belo Monte

Principal líder: Antônio Conselheiro

Quem combatia a comunidade: Governo, o Exército e a Igreja Católica.

Resultado do conflito: Após cerca de cinco lutas travadas com o exército republicano, um grande massacre dos sertanejos, os canudos foram derrotados e o seu líder preso.

Guerra do Contestado

Localização: Rio Grande do Sul particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina.

Povoado fundado pela comunidade: Quadrado Santo

Principal líder: Monge José Maria

Quem combatia a comunidade: Os governos do Paraná e de Santa Catarina, articulados com o presidente Hermes da Fonseca e com o apoio de coronéis e da Igreja.

Resultado do conflito: Com quase 46 meses de conflito, a Guerra do Contestado superou até mesmo Canudos em duração e número de mortes. Famintos e com cada vez mais baixas, diante do conflito prolongado, da força e crueldade das tropas oficiais e da epidemia de tifo, os revoltos caminharam para a derrota final, consumada em agosto de 1916 com a prisão de Deodato Manuel Ramos, último líder do Contestado.

Explicação:

Perguntas interessantes