Filosofia, perguntado por Hanna0331, 10 meses atrás

Elabore um pequeno texto explicativo sobre o direito a igualdade.

Soluções para a tarefa

Respondido por dnmattosp9305y
17

Diversidade social eh quando encontramos uma variedade de pessoas de religião, etnias, línguas, gênero, opção sexual, cultura, isto é, pessoas de várias identidades sociais/culturais diferenciadas. 

A história da humanidade nos mostra que esta esteve e está até hoje alheia  as diferenças culturais e sociais.Tudo que não é da ideologia dominante eh objeto de exclusão, e produz intolerancia pela força do culturalismo/etnocentrismo que nos faz rejeitar as diferencas.

Hoje em dia, a existência de culturas e grupos diversos coexistindo traz uma série de questões, entre outras: Como criar uma sociedade democrática, diversa e justa?

Assumindo que diferença nao eh defeito , devemos aceitar a convivência dos diferentes expressando tolerancia e solidariedade

Desigualdade tambem nao eh diferença.

Existem diferenças de sexo, de idade, religião, etnia, etc. O que torna a diferença em desigualdade eh o fato de provocar vantagens ou desvantagens . Por exemplo - Mulher e homem sao diferentes, mas se o fato da mulher perceber um salario menor que o do homem em mesma funcao, passa a ser uma desigualdade.

A desigualdade tem relacao com o recebimento ou nao de prestigios, respeito e valoracao social. Por exemplo, o racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia, entre outras ideologias discriminatórias, que vinculam determinadas pessoas à características coletivas e pejorativas tornando alvo de discriminações.

Isto deve ser entendido como exclusão, pois é  uma impossibilidade de poder partilhar, levando à privação, abandono e expulsão, inclusive com violência, de um conjunto maioral da população. 

Tratar igualmente refere-se a disponibilização das condições exigidas pelas necessidades individuais na garantia do acesso e pertencimento real.

A Constituição Federal do Brasil assume o princípio da igualdade, registrado no artigo 5º, que diz:

 “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros, residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".

É através das políticas públicas que a promessa constitucional da Inclusão Social é realizada pelo Estado e pela sociedade.

As Políticas Públicas são instrumentos dos Governos, expressos em ações elaboradas no sentido de enfrentar um problema público ou ainda um conjunto de decisões e ações destinadas à resolução de problemas políticos.

Faz-se necessaria a educacao da sociedade no entendimento das diferencas como direito de ser humano,associado a politicas publicas de acoes afirmativas que garantam menores deseigulades socioenocomicas e educacionais entre os membros da sociedade.
Respondido por 0001039430
8

Resposta:

A igualdade é fundamental para a democracia, dando a todos a equiparação no que diz respeito ao gozo e fruição de direitos.

A igualdade substancial prevê o tratamento uniforme de todos os homens, embora nunca realizada em qualquer sociedade humana, sendo que as constituições só têm reconhecido à igualdade em seu sentido juridico-formal, que é a igualdade perante a lei.

Perguntas interessantes