elabore um pequeno texto de no mínimo 10 linhas e procure utilizar o máximo de artigos que conseguir.
artigos definidos
artigos indefinidos
alguém me ajude por favor
Soluções para a tarefa
- A tarefa é sobre Artigos. É uma das 10 classes gramaticais da língua portuguesa. Os artigos são pequenas palavras que acompanham os substantivos. Podem determinar ou indeterminar os substantivos em relação ao número (singular e plural) e quanto ao gênero (masculino e feminino). Vamos relembrar os tipos de Artigos.
Artigo Definido
- Os artigos definidos determinam, limitam os substantivos. Você percebe que restringe a quantidade.
- Há poucos artigos definidos na língua portuguesa: O, A, OS, AS.
Artigo Indefinido
- Os artigos indefinidos, conforme o nome indica, não definem. Apresentam o substantivo de maneira vaga, imprecisa.
- Os artigos indefinidos são: UM, UMA, UNS, UMAS
Diferença entre numeral e artigo indefinido
- O numeral indica com clareza a ideia de quantidade. Uma das maneiras de descobrir é observar se a palavra um está acompanhada de apenas ou somente.
- Exemplo: Na escola havia UM menino desconhecido.
- O artigo indefinido indica o gênero.
- Exemplo:Se você me falar apenas UM motivo, eu irei embora.
Vamos à questão:
" Resposta:"
Texto: A gata extrovertida e a gata tímida
Eu conheci a dona Anita, a senhora mais alegre que morava na rua da minha casa. Precisamos mudar de endereço e me afastei da minha vizinha preferida. Ela era muito agradável, educada, simples e receptiva. Imagine uma pessoa que ama animais, principalmente os felinos. Na casa dela, além das quatro cadelas.
A mulher também possuía duas gatas. A Mel e a Bela, esses eram os nomes. Mel era uma certa gata de pelo bem branquinho, focinho, orelhas, nariz e patas rosadas. Uns vizinhos comentavam que Mel era muito dengosa e parecia ser a secretária da casa, porque vinha verificar tudo que acontecia, quem chegava; também a recepcionista, porque logo ficava se esfregando nas pernas das visitas e depois ficava sempre por perto.
Dona Anita também me dizia, que a gata ficava sempre andando na casa, em todas as partes, que não se importava com as cadelas. Se estas tentassem importuná-la. Ah! Ela partia para cima, saía pulando de lado, com os pelos arrepiados e o dorso em forma de U, ao contrário. Então, ela passava livremente. Dentro da casa, a gata parecia estar sempre muito feliz.
Corria toda a extensão da casa, subia em objetos e até já havia dado alguns prejuízos, em objetos que quebraram. Já a outra gata, a Bela, era muito quietinha, caçadora, porém, parecia ter medo de tudo. Não se aproximava de ninguém, a não ser da dona. E se chegava alguém para visitar, Bela, logo se escondia e só aparecia muito tempo depois das pessoas terem ido embora. Perguntei à vizinha, de qual das gatas ela gostava mais.
Ela me disse que elas eram filhas dela, que as amava na mesma intensidade, amava muito. Que aceitava as filhinhas dela, cada uma com a sua personalidade. E que por ter essas joias na casa, se considerava uma pessoa cheia de felicidade. Assim viviam na maior harmonia: dona Anita, a Mel (extrovertida) e a Bela (tímida).
Finalizamos sua tarefa!
Bons estudos!
Leia mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/8482083