História, perguntado por mbrandao13, 11 meses atrás

elabore um panorama político social e econômico da Rússia pré revolucionário. ME AJUDEM POR FAVOR


delayofgame2009: Você não colocou quanto de texto queria, então escrevi o quanto pude. Deixei algumas indicações, pra complementar e te ajudar caso precise estudar (o podcast é bom pq dá pra fazer outras coisas enquanto ouve).
delayofgame2009: Enfim, qualquer coisa a mais é só dizer
mbrandao13: muito obrigada, eu fiz um resumo e coloquei na questão que precisava
delayofgame2009: Por nada. Ótimo, bons estudos :)

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
1

Já no início do século XIX a Rússia sofre uma derrota militar para o Japão, na guerra Russo-Japonesa, pelo controle de regiões como a Manchúria. Tal fato foi considerado vergonhoso, tendo em vista que o Japão, até então, era considerada uma potência de segunda linha, numa prateleira abaixo da Rússia. A perda constituiu um primeiro abalo determinante na moral e imagem do Czar Nicolau II, perante o povo.


No mesmo ano, ocorreu o chamado Domingo Sangrento, um massacre de manifestantes em frente ao palácio do governo, outro fato central para 1917, estopim para a Revolução de 1905. A Revolução teve como principais desdobramentos a criação de um parlamento, a Duma, e de uma constituição, a primeira do Império Russo (prase ter uma ideia, o Brasil, colônia durante mais de 300 anos e Império por mais cerca de 70 anos, já tinha duas constituições até o momento).


Além disso, a Rússia era ainda essencialmente rural, com uma estrutura que em alguns aspectos se assemelhava ao feudalismo (a servidão fora abolida apenas em 1861). A industrialização foi tardia, e ocorreu muito rapidamente, com uma urbanização veloz e sem planejamento. Ainda assim, Em 1897 o censo russo indicou que cerca de 17 milhões, de um montante populacional de 125 milhões, vivia em áreas urbanas.


As jornadas de trabalho eram excessivas e mal remuneradas. Com a Primeira Guerra Mundial a situação ficou ainda pior. A força militar russa, pobremente munida e mal preparada foi sequencialmente derrotada no fronte oriental. As despesas da guerra recaíam sobre uma população que já sofria e precisava sustentar um conflito perdido. O que contribuiu para a mobilização de trabalhadores para sindicatos e greves, onde surgem conselhos Operários autogeridos, e alguns dos grandes partidos, como o Socialista, que  seriam basicamente o motor da Revolução Bolchevique de outubro.


Recomendações:

Nerdologia: 100 anos das Revoluções Russas. (mais resumido e rápido);

Podcast "Fronteiras Invisíveis do Futebol" episódio I sobre a Rússia. (mais longo e detalhado, ótimo para estudar);

Ler a respeito, ou assistir o clássico "O encouraçado Potemkim", de 1925, do diretor Serguei Eisenstein.


:)

Perguntas interessantes