Elabore um modelo de jogo cooperativo com lógica solidária, que possa ser executado no retorno das atividades escolares presenciais, levando em conta: participação de todos os estudantes de sua turma, regras simples, inclusão. Elencando os elementos orientadores da estrutura e organização do mesmo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esporte Cooperativo
Objetivo geral: Descentralizar a perspectiva da competição no esporte e desenvolver relações empáticas e solidárias.
Material necessário: os mesmos utilizados para a prática desportiva comum: bolas, cones, marcações de espaço, quadras, etc.
Nesse tipo de prática, toma-se como base uma modalidade esportiva qualquer (vôlei, basquete, futebol, queimado, etc.) e readaptam-se algumas regras para favorecer a cooperação:
Rodízio - o marcador do ponto passa para a outra equipe. Podem ser estabelecidos outros critérios para esse rodízio entre as equipes (tempo ou quando a bola sair, por exemplo).
Todos passam - o ponto só é validado se todos da equipe participarem da jogada.
Explicação:
Dentre os jogos podemos destacar o jogo com a bola no basquete, utilizando da lógica solidária.
Modalidade: 3x3
Juiz: Educador ou monitor de classe
Regras: Valem as regras do basquete de quadra na modalidade apresentada.
Treino livre sem marcação de pontos.
A construção do ambiente cooperativo nos jogos proporcionarão aos alunos facilidade na absorção das tarefas assim como um auxílio no preparo para atividades em grupo.
Aqui, se faz importante que o aluno crie experiências coletivas com os demais alunos em sala, possa desenvolver habilidades para o uso da corda, levando em consideração não só o manuseio mas também o ritmo junto da música escolhida.
Deste modo, o educador para apresentar aos alunos os jogos cooperativos precisa estar atento a prática que se entende a partir das aulas abertas, como uma grande possibilidade de desenvolver: estimulo a ação exploratória e a liberdade criativa dos alunos.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/12707275