Elabore um modelo de jogo cooperativo com lógica solidária, que possa ser executado no retorno das atividades escolares presenciais, levando em conta: participação de todos os estudantes de sua turma, regras simples, inclusão. Elencando os elementos orientadores da estrutura e organização do mesmo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desenho às cegas
Objetivo geral: Exercitar a comunicação, dar e receber orientações e instruções.
Objetivo específico: Reproduzir um desenho sem conhecê-lo e de olhos vendados, seguindo apenas as orientações do companheiro.
Material necessário: Caneta ou lápis, papel e vendas para os olhos.
Para a atividade, devem-se formar duplas. Cada dupla recebe uma folha de papel, caneta ou lápis e uma venda (pode pedir para os participantes, simplesmente fecharem os olhos).
Um integrante da dupla deve fechar ou ter olhos vendados, o outro recebe um desenho, que deverá ser reproduzido por seu companheiro vendado.
Os desenhos variam seu grau de complexidade de acordo com a idade dos participantes. Podem ser trazidos e distribuídos pelo professor/mediador ou desenhados no quadro para os participantes videntes.
Cabe ao integrante vidente dar orientações para a reprodução do desenho pelo companheiro vendado. Ao final, as duplas compartilham o resultado com a turma e invertem-se os papéis.
Explicação:
Diversos jogos podem ser desenvolvidos, como por exemplo jogos que são interessantes para os alunos ao mesmo tempo que instigam o conhecimento. Um jogo coletivo que pode ser implantado é utilizando caça ao tesouro e outras matérias, onde diversas charadas são dadas aos alunos de modo que a solução das mesmas envolva matérias escolares, e na resolução desses desafios os alunos ganhem diversos prêmios.
Através desse tipo de dinâmica, podemos instigar o conhecimento dos alunos ao mesmo passo que trabalhamos o corpo dos mesmos, instigando uma fuga ao sedentarismo.